Você está em: Portal Alepa / Notícias / Profissionais de beleza são homenageados em Sessão Solene na Alepa
Notícia
Profissionais de beleza são homenageados em Sessão Solene na Alepa
Reportagem: Shirley Castilho
Edição: Dina Santos
Foi realizada nesta segunda-feira(27), a Sessão Solene em homenagem ao Dia do Profissional da Beleza, no auditório João Batista, da Assembleia Legislativa do Estado do Pará. A proposição foi do deputado Fábio Freitas (REPUBLICANOS), que homenageou mais de 120 profissionais que lotaram o auditório para prestigiar o evento.

A cerimônia teve o objetivo de valorizar os profissionais que atuam nessa área, que vai além da parte estética, mais emocional, colocando a autoestima como protagonista da evolução humana, além de serem autores de geração de renda e emprego, aquecendo a economia no Estado do Pará.
O deputado Fábio Freitas reafirmou seu compromisso com a categoria e disse que vai trabalhar em uma emenda parlamentar para que em 2024 seja realizado um curso de capacitação em Belém. Também avisou que dará entrada a um Projeto de Lei instituindo o Dia do Profissional da Beleza Estadual.
A Lei Federal 12.592, que regulamenta as atividades dos profissionais de beleza, completou 11 anos em 2023. Ela foi implementada em 2012 e criou o Dia Nacional do Cabeleireiro, Barbeiro, Esteticista, Manicure, Pedicure, Depilador e Maquiador, que é comemorado em todo país em 18 de janeiro.
Em 2016, foi aprovada uma nova Lei que complementa a já existente, a Lei 13.352, para Salões de Beleza, também conhecida popularmente como Lei Salão Parceiro. Essa Lei entrou em vigor no início de 2017 e consiste num modelo de parceria entre o profissional e um estabelecimento já consolidado.
Vários profissionais de Belém e de outros municípios paraenses, como Redenção e Soure, estiveram presentes e falaram de suas histórias, vitórias e do valor da profissão, numa aula de autoestima, perseverança e determinação.
Para o deputado Fábio Freitas, reconhecer a importância desse profissional diante da sociedade como gerador de emprego e renda e um doutor na arte da autoestima é uma honra para seu mandato. '' O valor desses profissionais é imensurável e eles foram muito importantes na época da pandemia, levando autoestima para quem estava debilitado, muitas vezes arriscando a vida, além de gerarem renda e emprego para o nosso Estado'', observou.
Deputado Fábio Freitas
Os profissionais da beleza são compostos por cerca de 700 mil profissionais no Brasil, só no setor formal. No Pará, esse número chega a 14 mil, entre cabeleireiros, maquiadores, manicures, barbeiros, depiladoras e esteticistas.
A Lei que regulamenta a profissão foi uma luta da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (CONTRATUH), entidade que representa quatro milhões de trabalhadores e trabalhadoras, e a qual o SindeBeleza é filiado.
Ao final da cerimônia, os profissionais presentes receberam troféus, diplomas e certificados contendo o número da Lei que regulamenta a profissão.
Valdir Ramos
Para o presidente da Associação dos Profissionais de Beleza do Brasil, Valdir Ramos, que compôs a mesa e foi um dos homenageados, a Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Estado do Pará coroa a categoria não apenas do Pará, mas do Brasil. Ele agradeceu à Casa e ao deputado pela iniciativa de valorizar os profissionais de beleza.

