Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Parlamento homenageia os 50 anos da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Pará

Notícia

28/08/2023 | 16h06 - Atualizada em 28/08/2023 | 16h21

Parlamento homenageia os 50 anos da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Pará

Reportagem: Carlos Boução

Edição: Dina Santos

Os 50 anos da ABAV/PA – Associação Brasileira de Agências de Viagens do Pará foi comemorado nesta segunda-feira, dia 28/08, em uma Sessão Solene, com entrega de medalhas comemorativas aos representantes de agências de viagens locais. O evento, no auditório João Batista - no Palácio Cabanagem da Assembleia Legislativa do Pará, foi uma iniciativa do deputado Fábio Freitas, presidente da Comissão de Agricultura, Terras, Indústria, Comércio e Serviços da ALEPA.

Para o deputado Fábio Freitas, comemorar os 50 anos da ABAV/PA é um marco incrível e muito significativo. "É uma honra reconhecer o trabalho árduo desenvolvido para o crescimento do turismo em nosso Estado, realizado pelos membros da associação", pontuou. Na sua compreensão, o turismo é um motor poderoso para o crescimento econômico, a geração de empregos e o fomento da cultura. "O turismo representa uma parte substancial do PIB Brasileiro, contribuindo de forma significativa para a saúde financeira do país", anotou.Dep.Fábio Freitas.

O parlamentar avaliou como fundamental o papel a ser desenvolvido pela ABAV-PA na realização da COP-30 em Belém. Para ele, a Conferência do Clima em 2025 que irá transcender fronteiras e tem o potencial mudar o futuro da nossa relação com o meio ambiente. "Este evento representa uma janela de oportunidades para o Estado, pois o nosso rico patrimônio natural e cultural pode ser tornar um chamariz para os turistas que buscam experiências autenticas e sustentáveis", disse.Edna Rocha.

A presidente da ABAV-PA, Edna Rocha, agradeceu a homenagem prestada pelo Poder Legislativo do Estado aos agentes de turismo, e destacou a necessidade de estreitar a relação do poder público com o privado. "Principalmente tendo em vista a Conferência do Clima, quero agradecer não só por causa da homenagem, mas principalmente, porque estamos tendo voz, podendo trazer as apreensões do setor", assinalou.Tiana Menezes.

Tiana Menezes, presidente do Sindicato das Empresas de Turismo no Estado do Pará, listou três iniciativas que o poder público poderia tomar para que as empresas de turismo se engajem de forma efetiva na organização da COP -30. Ela solicitou a isenção ou redução do Imposto Sobre Serviço - ISS, por parte da prefeitura de Belém; a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - ICMS, do governo do Estado, principalmente as empresas de transportadoras de turismo, que pagam o mesmo valor que uma empresa transportadora de linha. "O nosso negócio é diferente, é eventual e não tem regularidade".

Tiana pediu ainda o chamamento da Prefeitura de Belém no esforço do Estado para a sinergia na organização da Conferencia e uma política de incentivos para quem colocar seus prédios ou imóveis para hospedagens ou ainda a quem melhorar sua fachada, no esforço de embelezar a cidade de Belém.André Godinho.

André Godinho, diretor de Tecnologia, Informática e Documentação da Secretaria de Turismo do Estado, pediu o apoio para as ações governamentais visando a organização da Conferência Mundial do Clima em Belém, em 2025. "O evento será a oportunidade da construção de um grande legado para o Estado e para o turismo, e que a COP 30, sem dúvida, será a maior intervenção nos últimos 100 anos na cidade". Para ele, não será fácil organizar, mas o Estado vai estar preparado para receber o evento. "Faremos sim, porque recebemos para um Círio, para os diálogos amazônicos, recebemos agora para a cúpula presidencial dos países amazônicos.

Participaram, ainda, contribuindo no debate, Alex Flávio Silva, vice-presidente da ABAV-Pa; Joacyr Rocha, vice-presidente da SINDTUR; Simone Pereira, representantes da ABAV do Marajó; Nilton Guedes, diretor Nacional da Associação Brasileira dos Jornalismo de Turismo e vice da ABRAJET – Associação Brasileira de Jornalismo de Turismo; e Francisco Fernandes de Oliveira – Franciscotur, representante do Polo Castanhal.

Veja mais fotos no banco de imagens da Alepa: https://www.alepa.pa.gov.br/vgaleria/1089