Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Projeto do deputado Elias Santiago propõe Dia Estadual do Maestro Waldemar Henrique

Notícia

19/04/2023 | 14h03 - Atualizada em 19/04/2023 | 14h45

Projeto do deputado Elias Santiago propõe Dia Estadual do Maestro Waldemar Henrique

Reportagem: Natália Mello

Edição: Dina Santos

O deputado Elias Santiago protocolou, na Sessão desta terça-feira (18), quatro projetos na Divisão de Expediente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). Uma das propostas é a instituição do "Dia Estadual do Maestro Waldemar Henrique", no calendário oficial do Estado.

O parlamentar lembra que, nascido em Belém no dia 15 de fevereiro de 1905, Waldemar Henrique da Costa Pereira foi um dos maiores compositores e pianistas paraenses, e foi de grande importância para a história da música brasileira. A data foi uma forma encontrada pelo deputado de reconhecer a trajetória do maestro.

"Waldemar Henrique era filho de um descendente de portugueses e de indígenas. Perdeu a mãe muito cedo, com um ano de idade. Aos seis anos, foi com o pai para Portugal, retornando ao Brasil em 1918. Praticava piano escondido de seu pai, já que ele o proibia. Da mesma forma passou a ter aulas de piano, ainda em 1918", disse Elias Santiago, na justificativa do projeto.Dep.Elias Santiago.

O deputado reforça que Waldemar Henrique passou a vida em busca da composição de uma obra-prima e que, assim, ele acabou sendo autor de várias. "Já que mais de 150 canções, além de peças para piano solo, coro, orquestra e música para novela, teatro e filmes, formam a obra do compositor", pontua Elias Santiago.

Outros projetos apresentados pelo deputado à Didex propõem a declaração da "Festa do Baile do Cheiro", realizada no município De Concórdia Do Pará, como Patrimônio Cultural De Natureza Imaterial do Estado; e declara de utilidade pública pelos serviços sociais que presta o Instituto Agroflorestal de Assessoria Técnica da Amazônia (IAFATAM), com sede e foro no município de Cametá. Elias Santiago também solicita, em Projeto de Indicação ao Governo do Estado, a criação do Centro de Reabilitação Física em áreas periféricas.

Sobre o Festival Baile do Cheiro, realizado no mês de junho, o deputado reforça que vale reconhecer a iniciativa, que preserva as tradições culturais juninas da região com a realização de danças típicas, forró, quadrilhas juninas, grupos folclóricos, vendas de artesanatos e comidas típicas desta época do ano.

"A festa também movimenta a economia da cidade, e geralmente tem sua renda revertida aos programas sociais de atendimento as crianças, jovens, adolescentes e idosos do município. O que começou com uma brincadeira de um grupo de jovens que, além de se divertirem, enfatizavam a importância da cultura nordestina na formação da cultura Concordiense, agora o 'Baile do Cheiro' busca promover o retorno às raízes culturais. Todos os anos essa promoção movimenta milhares de pessoas que vem de Belém e das regiões vizinhas para participar das tradições culturais da nossa cidade", finaliza o deputado Elias Santiago, na justificativa do projeto.