Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Alepa celebra os 77 anos da Justiça Eleitoral no Pará

Notícia

08/06/2022 | 18h57 - Atualizada em 08/06/2022 | 19h08

Alepa celebra os 77 anos da Justiça Eleitoral no Pará

Reportagem: Dina Santos

Edição: Dina Santos

Os 77 anos da Justiça Eleitoral no Pará foram celebrados com uma Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Pará, solicitada pelo presidente do Parlamento, deputado Chicão. No discurso de abertura da sessão, o presidente relembrou a missão essencial da Justiça Eleitoral de "conferir transparência e segurança ao processo eleitoral" e falou da história desta Justiça especializada instituída no ano de 1932."O Brasil é um dos poucos países em que as eleições são organizadas pela Justiça Eleitoral, e há uma preocupação da sociedade com a lisura do processo eleitoral – é o Tribunal Regional Eleitoral que organiza, normatiza e julga, um exemplo único no mundo de uma justiça especializada, com a existência regulamentada na Constituição Federal", destacou o deputado Chicão.

O deputado Chicão destacou o início da história do TRE no Pará, que começou a atuar em 1945, com apenas 24 unidades em todo o Estado. Hoje, são mais de 100 cartórios eleitorais, 487 servidores e centenas de colaboradores nas seis zonas eleitorais. "É inegável a importância da Justiça Eleitoral para a democracia, no sentido de que é ela que zela pela lisura do processo, e as pessoas tem a certeza de que seu voto será respeitado", avaliou.

Deputado Chicão, presidente da Alepa

O diretor geral do TRE, Felipe Houat, destacou o papel dos servidores da Justiça Eleitoral. "Estamos aqui para celebrar as pessoas que fazem parte dessa justiça especializada, de inovação e diferenciada, que deixa marcas na sociedade brasileira", avaliou. "As urnas eletrônicas revolucionaram as eleições no Brasil, um avanço que repercutiu no mundo. Então, este é um momento de comemoração, mas sem deixar de olhar para frente", garantiu Houat.

Felipe Houat

A presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Mara Lúcia Barbalho da Cruz ressaltou o valor da Justiça Eleitoral. "Ela guarda o que de mais valioso o cidadão pode ter: o direito de decidir seu futuro, pelo voto. É uma justiça que só nos orgulha, por que acima de tudo, está a responsabilidade com o País", finalizou.Conselheira Mara Lúcia Barbalho da Cruz

A presidente do Tribunal de Contas do Estado, Lourdes Lima, complementou: "Hoje estamos celebrando, é muito importante trazer para a Casa do Povo o reconhecimento pelos 77 anos da Justiça Eleitoral", afirmou.

Conselheira Lourdes Lima

O deputado Dr. Galileu foi escolhido para falar pelo parlamento. "Esta justiça que é tão atacada e criticada com fake News, representa o fortalecimento da democracia e garante o direito de cada cidadão, de escolher seus representantes. Fico feliz com esta homenagem. Nós, do Parlamento, acreditamos na democracia e valorizamos quem faz a Justiça Eleitoral no Pará", concluiu.

Deputado Dr. Galileu

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Luzia Nadja Nascimento ressaltou a história, lembrando que em 1945, na primeira eleição realizada, havia 7 milhões de eleitores cadastrados no Brasil. A votação foi feita em urnas de madeira e a apuração dos votos levou 30 dias para ser concluída.

Hoje, só o Pará tem mais de 6 milhões de eleitores e com as urnas eletrônicas, o resultado é conhecido em um dia após a votação.

"A Justiça Eleitoral tem muito a agradecer à sociedade paraense. A democracia é construída com a ajuda de todos – eleitores e servidores que integram a Justiça Eleitoral, que têm paixão pelo sublime direito de votar e ser votado", avaliou a desembargadora. "Nosso grande desafio, considerando a evolução tecnológica, é que a sociedade possa ter o discernimento de reconhecer o que é informação verdadeira e o que é fake News", avaliou ela.

Desembargadora Luzia Nadja entrega o SElo Comemorativo pelos 77 anos da Justiça Eleitoral no Pará

No final da Sessão Solene, a desembargadora Luzia Nadja entregou ao presidente da Alepa o selo comemorativo pelos 77 anos da Justiça Eleitoral no Pará. "Estamos na Casa Legislativa, com os representantes eleitos, para reconhecerem a importância da nossa Justiça Eleitoral. Agradeço à Alepa por este momento em que vivemos períodos difíceis, em que precisamos responder e esclarecer dúvidas sobre nossa atuação, e garantirmos o direito consagrado dos eleitores", concluiu a presidente do TRE.Deputado Chicão, desembargadora Luzia Nadja e servidores do TRE