Você está em: Portal Alepa / Notícias / Presidente da Alepa recebe sindicatos e ouve reivindicações para servidores
Notícia
Presidente da Alepa recebe sindicatos e ouve reivindicações para servidores
Reportagem: Mara Barcellos
Edição: Dina Santos
O presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Chicão, recebeu nesta quarta – feira (02), representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores da Educação (Sintepp), Alberto Ferreira de Andrade Júnior; Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual (Sindifisco/Pa), Charles Alcântara, e do Sindicato dos Docentes e dos Técnicos da Universidade do Estado do Pará (SINDUEPA), professora Diana Lemes.
Na pauta, reivindicações sobre valorização dos servidores estaduais e fortalecimento da categoria em alusão à Campanha Salarial 2022 "Pra Fazer Valer Nossos Direitos!"
Para Alberto, do Sintepp, as perdas salariais dos últimos anos impactaram diretamente o poder econômico dos servidores e a qualidade de vida. E a pauta de reivindicações busca justamente a reposição nos vencimentos, o reajuste no auxílio alimentação e o fortalecimento do plano de saúde.
“Entregamos para o governo uma pauta geral, não de uma categoria apenas. A principal reivindicação é salarial. Nós estamos colocando em pauta um reajuste das perdas em torno de 24,5 % estabelecidas nos últimos quatro anos por causa da inflação. A inflação aumentou e encolheu o poder de compra dos servidores. Para os que recebem apenas até três salários mínimos, portanto, o aumento do auxílio alimentação é muito importante”, afirmou.
“Para nós é muito importante o presidente da Alepa abrir esse diálogo com a categoria, na perspectiva de ajudar e construir pontes com o governo na negociações”, completou.
De acordo com a professora Diana Lemes, entre os 15 pontos apresentados na pauta pelos docentes e técnicos da Uepa, estão o pedido de revisão e atualização do Plano de Carreira e Cargos e Salários – Lei Estadual 6.839/2006; abertura de novos concursos públicos e reajuste salarial, entre outras.
“Protocolamos uma pauta que inclui o PCCR, pagamento por doutorados e mestrados, além de novos concursos para atender em torno de 300 vagas que vão fortalecer os 21 Campus da Universidade, distribuídos em várias regiões do Pará. De certo modo, isso implicará na qualificação dos servidores e valorização, porque servidores felizes e com direitos garantidos terão maior produção e ajuda na autoestima”, disse.
Já para Charles Alcântara, o encontro vem fortalecer o diálogo entre os poderes Legislativo e Executivo com os sindicatos para ampliar as discussões que envolvem os direitos dos servidores do estado de forma geral.
“Estamos aqui para fortalecer as reivindicações dos servidores que pedem uma reposição salarial, uma vez que nos últimos quatro anos houve perda do poder econômico de 25% no salário e isso é um impacto muito grande, principalmente para os servidores que ganham até três salário mínimos”, evidenciou.
“A gente tem que reconhecer que há, pela parte do governo, uma sensibilidade para isso. A abertura para essa discussão é fundamental e merece ser registrada. Nós temos nessa Casa, sob a presidência do deputado Chicão, uma Casa mediadora e interlocutora e isso nos anima”, concluiu.
Na ocasião, o presidente do Parlamento Estadual, deputado Chicão recebeu o documento com os principais pontos em discussão para atender aos interesses da categoria de forma geral.
“Nós entendemos a importância da pauta para o servidor. Por isso, pautamos nosso trabalho no diálogo e no respeito. Somos uma Casa representante da sociedade paraense e que deve ouvir as principais reivindicações. Essa é uma pauta de relevância. Tivemos a participação dos titulares da Secretaria de Planejamento e Administração, Casa Civil e Procuradoria Geral do Estado para intermediar nessa questão”, finalizou Chicão.
A reunião contou com a presença da Secretária de Planejamento e Administração (Seplad) Hanna Ghassan, do Chefe da Casa Civil, Iran Lima e do Procurador Geral do Estado, Ricardo Sefer, além dos representantes da Uepa, Alexandre Nascimento e Mário Brasil.
Na próxima segunda – feira (07), às 11 horas, haverá uma reunião entre os sindicatos e representantes do governo para discutir sobre os assuntos da pauta em questão.
