Você está em: Portal Alepa / Notícias / Deputado Dr. Jaques busca a descentralização de serviços oncológicos no Pará
Notícia
Deputado Dr. Jaques busca a descentralização de serviços oncológicos no Pará
Reportagem: Joice Ribeiro
Edição: Joice Ribeiro
Dr. Jaques em reunião com a diretora-geral do HOL Ivete VazEm visita ao Hospital Ophir Loyola no último dia 31 de janeiro, o deputado estadual Dr. Jaques Neves (PSC - PA) foi recebido pela diretora-geral Ivete Vaz para uma reunião que tratou sobre sugestões do parlamentar para descentralizar os serviços oncológicos no estado.
O Hospital Ophir Loyola é considerado um Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON), possibilitando aos pacientes realizar todo o tratamento no mesmo local, desde o diagnóstico ao tratamento, como exames de imagem, quimioterapia, radioterapia e cirurgias. Além de ser um hospital de ensino, pesquisa e extensão referência no norte do Brasil.
A preocupação apresentada pelo deputado é sobre o diagnóstico precoce e tratamento.
"A maioria dos pacientes que chegam ao Ophir Loyola, já chegam num estado avançado da doença, por isso a minha preocupação em descentralizar o atendimento e a minha sugestão é que os Hospitais Regionais façam o diagnóstico e tratamento daquilo que é possível", destacou o Dr. Jaques.
Jaques também parabenizou a nova diretora-geral Ivete Vaz, que assumiu recentemente a diretoria do hospital e acredita na capacidade técnica da gestora e sua sensibilidade para administrar este importante equipamento de saúde pública que é o HOL.
Estrutura
Ainda segundo o parlamentar, a reestruturação física do HOL se faz necessária, especialmente nas enfermarias e na urgência.
Vale lembrar que, com a construção do Hospital da Mulher, de iniciativa do Governo do Estado, será possível desafogar o Hospital Ophir Loyola, além de oferecer mais comodidade para mulheres em tratamento de câncer.
Comissão de Saúde
As sugestões tratadas durante a reunião com a diretora Ivete Vaz serão apresentadas durante uma reunião da Comissão de Saúde da Alepa, onde o deputado Jaques é o atual presidente.
O objetivo, segundo Jaques, é formular um estudo junto ao hospital e sugerir ao Governo do Estado políticas públicas para descentralizar o atendimento oncológico, tendo o Hospital Ophir Loyola como referência.
