Você está em: Portal Alepa / Notícias / Eliel Faustino propõe título de Honra ao Mérito "Post Mortem" a Zelo Veloso
Notícia
Eliel Faustino propõe título de Honra ao Mérito "Post Mortem" a Zelo Veloso
Reportagem: Sâmia Maffra
Edição: Sâmia Maffra
Em memória e homenagem ao grande jurista Zeno Veloso, que faleceu devido a complicações da Covid 19 no último dia 17, o deputado Eliel Faustino protocolou na Alepa o decreto de Título Honorífico de Honra ao Mérito "Post Mortem". O título será entregue a um indicado pela família do homenageado em Sessão Solene em data e hora a serem estabelecidas.
Zeno Augusto Bastos Veloso, era jurista, notário e professor. Foi deputado estadual e secretário de Justiça do Pará. Professor de direito civil e direito constitucional na Universidade Federal do Pará (UFPA), pela qual se formou em 1969 e da qual recebeu o título de notório saber e na Universidade da Amazônia (UNAMA), que lhe conferiu o título de doutor honoris causa. Foi tabelião do 1º Ofício de Notas de Belém de 1966 até 2018.Zeno também esteve presente na elaboração das constituições estaduais do Pará e do Amapá, como relator-geral da Assembleia Constituinte do Pará. Foi assessor da 2ª vice-presidência da Assembleia Nacional Constituinte e integrou a comissão de juristas que assessorou o relator do projeto do Código Civil de 2002 na Câmara dos Deputados.
O homenageado também era membro fundador do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), do qual foi diretor nacional, e membro da Academia Paraense de Letras. Em 2014 foi lançado o livro Direito Civil Constitucional e outros Estudos em Homenagem ao Prof. Zeno Veloso, organizado pela professora da UFPA Pastora do Socorro Teixeira Leal e que contou com a colaboração de reconhecidos civilistas e constitucionalistas do Brasil e de Portugal, como Luiz Edson Fachin, Carlos Mário da Silva Velloso, Maria Berenice Dias, Carlos Roberto Gonçalves, José de Oliveira Ascensão, Luís Roberto Barroso, José Gomes Canotilho e Jorge Miranda.
