Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Alunos de Direito da Unama conhecem a história do Parlamento Estadual

Notícia

23/10/2019 | 18h12 - Atualizada em 24/10/2019 | 13h02

Alunos de Direito da Unama conhecem a história do Parlamento Estadual

Reportagem: Andrea Santos

Edição: Dina Santos

Alunos do segundo período do curso de Direito da Universidade da Amazônia (Unama - Unidade Parque Shopping) visitaram o Palácio da Cabanagem, sede da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, nos dias 22 e 23 de outubro, e foram recebidos por servidores do Acervo da Casa com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre a história do Parlamento Paraense.

Para o professor Thales Ravena, que leciona a disciplina Direito Constitucional, os alunos precisam entender como funciona uma Casa que dita leis e que assegura serviços para a população do Estado do Pará. "Essa disciplina fala sobre a Constituição e desde o início dela há uma série de exposições, entre elas a formação de um Estado é uma das mais importantes. A Assembleia Legislativa do Estado do Pará aparece como um espaço apropriado para a compreensão da Constituição, não só para alunos, mas todos que compõem o Pará", falou.

"Não sabia que as sessões ordinárias, onde são aprovadas as Leis que regem o Estado, aconteciam nos dias de terça e quarta-feira e a impressão que tenho é que certas coisas estão muito distantes da gente. Mas isso se dá também pelo fato de não estarmos envolvidos com a politica como deveríamos, e não é assim. Tudo o que acontece dentro da Alepa tem repercussão direta sobre a nossa vida, são as leis que mudam o nosso dia a dia", disse Sidnai Gonçalves, graduanda de Direito, 40 anos e formada em Pedagogia. "A população tem a impressão de que a politica não faz parte da nossa vida, e é totalmente o inverso. A participação do povo não é apenas em eleição, mas nas discussões de uma politica púbica", completou ela.

Servidora da Assembleia Legislativa do Estado do Pará há 38 anos, Luíza Nunes, que integra a equipe do Acervo da Casa de Leis, falou que para a criação do Acervo da Alepa foi preciso buscar a história do Parlamento que estava dispersa em vários museus. "Fomos em diversos locais para resgatar a memória do Legislativo e isso é para ser contado aos alunos, a todos da sociedade paraense. Conseguimos recuperar a história desde 1835, a história é muito importante, é a nossa história, do Estado do Pará", contou.

Ainda segundo Luíza Nunes, colocar em campo uma disciplina cuja a temática tem tudo a ver com essa Casa "é de suma importância, a maioria dos alunos que estiveram aqui compreenderam como acontece a discussão de um Projeto de Lei. Viram como se dá o processo de uma sessão plenária, a tramitação de uma proposição foi explicada. Eles podem voltar outras vezes, assim como outros alunos. A população em geral deve e tem direito ao conhecimento da História da Alepa, assim como também ver como trabalha o seu representante em dia de uma sessão deliberativa", explicou.

Acervo Histórico: Criado a partir da necessidade de sistematização das atividades de mesas diretoras anteriores, foi criada em 2013 a Comissão do Acervo Histórico da Assembleia Legislativa do Estado do Pará e, em seguida, implantado o Acervo Histórico, Patrimonial e Iconográfico da Casa, com o objetivo de resgatar e disponibilizar informações sobre os Projetos da Alepa.

Em março de 2014, em comemoração aos 180 anos de existência do Poder Legislativo, foi lançado o Livro "Coletânea dos 180 anos do Poder Legislativo", contendo fotos e reprodução de textos.

 

Em 2013 foi lançada a revista do Acervo Histórico da Alepa, intitulada "Memória do Legislativo".

 

A Cabanagem também faz parte do Acervo da Alepa, que amplia diálogos com a população do Estado contado a nossa História.