Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Sessão especial comemora Dia da Pessoa Idosa e do Combate à Violência contra a Pessoa Idosa

Notícia

02/10/2023 | 19h33 - Atualizada em 02/10/2023 | 21h33

Sessão especial comemora Dia da Pessoa Idosa e do Combate à Violência contra a Pessoa Idosa

Reportagem: Natália Mello

Edição: Andreza Batalha

Uma sessão especial, proposta pelo deputado Fábio Figueiras (PSB), foi realizada no plenário Newton Miranda, na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), nesta segunda-feira (2). Com o objetivo de comemorar o Dia da Pessoa Idosa e do Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, o encontro reuniu representantes de diversos segmentos da sociedade e órgãos estaduais e lembrou, ainda, os 20 anos do Estatuto do Idoso e a Semana Solidária Padre Bruno Sechi, um evento dedicado à memória e legado do Padre Bruno Sechi, defensor incansável dos direitos das crianças e adolescentes.

A deputada Lívia Duarte (PSOL) abriu a sessão e deu início às discussões sobre a temática. Compuseram a mesa o presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, Mônica Galúcio da Silva; presidente da Federação dos Aposentados e Pensionistas do Pará, Emídio Rebelo; diretora da Divisão de Atendimento a Grupos Vulneráveis da Polícia Civil, Ariane dos Santos Rodrigues; promotor de Justiça, Waldir Macieira Filho; presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PA), Letícia Bitar; pesquisadora de envelhecimento, Régia Darc Ribeiro; e a conselheira Nacional de Saúde, Walquíria Batista Alves.

De acordo com o deputado Fábio Figueiras, a programação está inserida no contexto do Dia Nacional do Idoso e do Dia Internacional da Terceira Idade, e visa a sensibilização da comunidade sobre o respeito e a proteção aos idosos, especialmente em um momento crítico em que se registra um aumento de 18% nas denúncias de violência contra essa parcela vulnerável da população.

"Hoje um dos temas principais foi a questão dos 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa. E três temáticas foram eixos do nosso debate aqui. A primeira dela é a questão da saúde, mas também tratamos da questão da garantia de direitos e o eixo principal, que é a questão da proteção. Não adianta a gente ter as leis e as leis não serem cumpridas ou garantidas, e isso o Ministério Público, assim como a Polícia Civil, puderam contribuir bastante com o debate, explicar para a gente as estruturas que estão sendo montadas, tratamos sobre a outros assuntos também, como educação para a pessoa idosa", destacou o deputado Fábio.

Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB Pará, Letícia explicou sobre a necessidade de avançar com as políticas de proteção, visto que a população idosa cresceu ao longo dos últimos anos.

"É importante a gente refletir sobre esses avanços. Se realmente foram implementados, porque senão a gente sempre fica correndo na contramão. À medida que a população cresce, os serviços de proteção precisam ser ampliados. Nós somos muito carentes dessa rede de proteção, ou seja, dessas instituições, que agirem de forma articulada para que esse idoso não passe pela revitimização na violação dos seus direitos. Então o nosso trabalho é cobrar essa implementação por parte do poder público, cobrar da sociedade de um modo geral", pontuou Letícia.

Conselheira Nacional de Saúde, Walquíria Alves lembrou que a população idosa está envelhecendo cada vez mais. "Nunca na história da humanidade o mundo envelheceu tanto. As pessoas estão envelhecendo mais, mas nem sempre com qualidade, com autonomia, com a manutenção da capacidade funcional, e aí que é o nosso grande desafio nessa questão da longevidade. Envelhecer de forma ativa e saudável. Esse é o nosso objetivo. Precisamos envelhecer com os direitos garantido, tudo que está previsto no Estatuto da Pessoa Idosa", disse.

A sessão também contou a entrega de um certificado a 10 pessoas pela contribuição de trabalho solidário para a pessoa idosa no Pará. Os homenageados foram:

1 MARIA DE NAZARÉ DOS SANTOS MACHADO (UNITERCI)
2 DR. EMÍDIO REBELO (FAAPA)
3 CRISEIDA DE MIRANDA PEREIRA (PASTORAL DA PESSOA IDOSA)
4 JOSÉ EDUARDO BARBOSA PONTES (AFABB)
5 ORLANDINA NYLANDER BRITO (ABRAZ)
6 NEUZILOUR LOBATO RODRIGUES (SBGG)
7 MARIA DAS GRAÇAS BENDELACK SANTOS (OAB)
8 SELMA MARIA QUINTELLA ANDRADE COÊLHO (ASSIPA)
9 SANDRA MARIA FONSECA DA CRUZ (CEJA/SEDUC)
10 NECI RODRIGUES BARROSO (SESC)

*Todas as fotos desta sessão especial estão disponíveis em nosso Banco de Imagens