Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Aniversário da Convenção de igrejas e Ministros das Assembleias de Deus é celebrado na Alepa

Notícia

15/12/2023 | 20h00 - Atualizada em 15/12/2023 | 20h00

Aniversário da Convenção de igrejas e Ministros das Assembleias de Deus é celebrado na Alepa

Reportagem: Shirley Castilho

Edição: Natália Mello

Irmãs Belemitas se apresentaram durante a sessão solene.O auditório João Batista da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) foi cenário de uma tarde de louvor e adoração a Deus nesta sexta-feira (15), na Sessão Solene em alusão ao aniversário da Convenção de igrejas e Ministros das Assembleias de Deus do Utinga (CIMADMUBE). Na ocasião, houve apresentações das irmãs Belemitas, que com suas sanfonas, tambor, pandeiro, bumbo e outros instrumentos contagiaram o público presente na Casa de Leis. Várias cantoras e cantores da congregação se apresentaram, além do coral, Banda Louvando o Senhor e do Clarinetista Luiz Carlos.

A proposição da sessão é de autoria do deputado Fábio Freitas (Republicanos), que presidiu a cerimônia e agradeceu ao presidente Chicão (MDB) e todos os parlamentares por aprovarem o requerimento 645/2023. Para o deputado, o evento reconhece o valor da congregação. O aniversário de 17 anos da CIMADMUBE foi celebrado no mês de setembro. Participaram da mesa os membros fundadores da Convenção, além do vereador de Belém, Augusto Santos (Republicanos).

Sessão solene foi um pedido do deputado Fábio Freitas.O deputado Fábio Freitas anunciou que está trabalhando e se articulando para viabilizar a criação da Praça da Bíblia em Belém, onde haverá bandeiras dos lugares onde o evangelho é propagado. ''E minha indicação para esse local será a Escadinha, na Estação das Docas'', informou.

Para o presidente da CIMADMUBE, pastor João Alves da Silva Filho, o evento vem coroar a importância da congregação no Pará e dar mais visibilidade à comunidade. A congregação conta hoje com 1.600 pastores e cerca de 45 mil fiéis. ''A CIMADMUBE vem crescendo e sendo uma luz na propagação da fé; e essa sessão vem somar, pois agora seremos mais conhecidos em todo o Pará e por isso a importância desse evento hoje'', reconheceu.

Ao final da cerimônia foram entregues medalhas e certificados, homenageando 130 personalidades entre fundadores, colaboradores e outras autoridades eclesiásticas.

130 personalidades foram homenageadas, entre fundadores, colaboradores e outras autoridades eclesiásticas.CIMADMUBE 
A Convenção de Igrejas e Ministros das Assembleias de Deus do Utinga de Belém do Pará – CIMADMUBE foi fundada no dia 15 de janeiro do ano de 2015, pelo Pastor João Alves da Silva Filho, e foi a terceira convenção das Assembleias de Deus no Estado do Pará reconhecida pela Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil – CGADB.

A história da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil – CGADB dá-se no ano de 1930. Após três décadas do surgimento no país das Assembleias de Deus, devido ao  crescimento do movimento pentecostal iniciado pelos missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren, os pastores das Assembleias de Deus resolveram que já era tempo de se criar uma organização que estabeleceria o espaço para discussão de temas de máxima relevância para o crescimento da denominação.

A CGADB foi idealizada pelos pastores nacionais, visto que a igreja estava na responsabilidade dos missionários suecos e deram os primeiros passos em reunião preliminar realizada na cidade de Natal-RN em 17 e 18 de fevereiro do ano de 1929. A primeira Assembleia Geral da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil foi realizada entre os dias 5 e 10 de setembro, quando se reuniram a maioria dos pastores nacionais e os missionários que atuavam no país.

Foi nessa Assembleia Convencional que os missionários suecos transferiram a liderança das Assembleias de Deus no Brasil para os pastores brasileiros. Nesta mesma reunião, decidiu-se por se criar um veículo de divulgação do evangelho e também dos trabalhos então realizados pelas Assembleias de Deus em todo o território nacional. Estava lançada a semente do que viria a ser o atual jornal Mensageiro da Paz. Com a rápida repercussão nacional, o periódico, então dirigido pelo missionário Gunnar Vingren, tornou-se o órgão oficial das Assembleias de Deus no Brasil.