Você está em: Portal Alepa / Notícias / Para deputadas, maternidade é oportunidade de luta e, ao mesmo tempo, reconhecimento
Notícia
Para deputadas, maternidade é oportunidade de luta e, ao mesmo tempo, reconhecimento
Reportagem: Natália Mello
Edição: Andreza Batalha
A sensação de sentir a admiração dos filhos todos os dias, ao chegar em casa, costuma ser o combustível das mães contemporâneas, que saem do lar, diariamente, em busca de um mundo melhor para as suas crias. Sob a mesma luz, e empunhadas de uma força voltada para atender a população paraense, as deputadas da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) compartilharam um pouco sobre a sua experiência como mães.
A deputada Lívia Duarte (PSOL) acredita que a maternidade representa a luta no sentido mais literal, porém, alcança a semântica mais poética também. "Ser mãe é acordar de manhã e pensar no que a gente vai fazer durante o dia, no feijão, como diria a minha mãe, a gente dá um jeito, que onde comem três, comem quatro. Mas ser mãe é pensar na criação de outra pessoa que tem que estar pronta para o mundo, e esse amadurecimento me fez ser a lutadora que eu sou. Então entre perrengues, entre boletos, entre dores, aflições, agonias. Ser mãe é essa coisa maravilhosa que diz pra gente que a gente pode e que o principal motivo é que tem alguém em casa que vai aplaudir quando você chegar", descreveu a parlamentar.
Já Andreia Xarão (MDB) chega a mais um Dia das Mães como veterana, e cita a razão de buscar ser um exemplo de mulher lutadora, amorosa, amiga, parceira e carinhosa, como sua mãe, Nazila: José Andrei e Ana Sofia. "Agradeço a Deus, a dádiva de ser mãe, e parabenizo todas as mães em nome da minha mãe, a senhora Nazila, exemplo de mulher. Quero que Deus me dê essa mesma força para criar e orientar meus filhos. Quando nos tornamos mães, a gente tem que educar, cuidar e orientar os nossos filhos. Em seu nome agradeço a todas as mães, parabenizo e desejo um feliz Dia das Mães. Com amor, com respeito, com gratidão", pontuou.
A deputada Maria do Carmo (PT) atribui a experiência de ser mãe à melhor da sua vida. A parlamentar brinca que não lembra se sofreu no parto ou se os filhos deram trabalho quando bebês; se teve noites mal dormidas, se precisou levá-los na emergência. "Se fizeram tolices, se quando jovens viraram as madrugadas na rua, se tomaram algum porre, se tiveram perrengues... Se sumiram na noite e eu sem dormir esperando chegarem em casa com a cara mais sonsa. Só sei que agora são duas pessoas do bem, super politizados, que têm consciência crítica, que me amam e me respeitam e demonstram isso a todo tempo. Que são médicos e só me dão orgulho. Nem sei como seria minha vida sem eles. São a razão do meu viver. Por eles, eu sempre quis ser uma pessoa melhor. Por eles, sempre quis ser uma promotora de justiça justa, uma prefeita presente e solidária e uma parlamentar que se coloca no lugar dos outros", disse.
A mãe de primeira viagem, a deputada Paula Titan (MDB) é mãe da pequena Laura, de cinco meses. Moradora da cidade de Castanhal, cerca de 70 quilômetros de Belém, ela conta como faz para conciliar a maternidade e os trabalhos parlamentares. "Não é fácil harmonizar a maternidade com mandato de deputada estadual. Dei à luz à minha primeira filha, que é uma delícia de bebê, às vezes trago a minha filha, mas em alguns momentos, deixo ela em casa. Vivenciar essa fase nova, esse amor incondicional, é maravilhoso. Experimento o que muitas mães enfrentam diariamente, tenho múltiplas tarefas. Sou mãe, profissional, esposa, dona de casa. Encaro os desafios da maternidade com muita maestria, assim como muitas mamães que exercem esse papel com perfeição e aptidão", disse. "Às mamães do meu Estado, um feliz dia das mães", finalizou.
A deputada Diana Belo (MDB), moradora de Capitão Poço, é mãe de Vinícius. Para ela, o Dia das Mães é sinônimo de oportunidade. "O segundo domingo de maio tem uma representatividade muito forte. Comemorar o Dia das Mães significa valorizar uma mulher que desenvolve vários papéis na sociedade. Tem muita representação", relata. Emocionada, a parlamentar, durante sua fala, relembra uma perda muito difícil. "Eu tinha apenas quatro anos quando a minha mãe partiu, por isso me emociono neste dia. Todo ano é doloroso para mim, me emociono mesmo, é muito difícil. Aos filhos que ainda possuem suas mães, agradeçam a oportunidade de comemorar o dia, valorize sua mãe", relatou. "Faço meu papel de mãe com muito amor e dedicação, parabéns mamães", concluiu.
Cilene Couto (PSDB) se sente abençoada com uma dádiva divina por ser mãe, e que essa missão proporciona, na vida de cada mulher, amor, cuidado, cumplicidade e companheirismo. Para ela, ser mãe revela a mulher como ser humano e a ajuda a descobrir os sentimentos mais puros e verdadeiros da vida.
"Assim tem sido o meu convívio com os meus filhos e assim fui tratada enquanto filha pela minha rainha, a minha querida mãe. E nós, mulheres parlamentares, temos uma responsabilidade maior, de ser voz para todas as mulheres que carregam consigo o dom da maternidade, e trabalhar para garantir, sobretudo, condições adequadas de criação dos seus filhos. É também a missão de ser mãe, que nos ajuda a ter um cuidado muito especial, mas muito especial mesmo, com o nosso Estado e sua gente. Nesta data especial, eu reitero como ser humano, como mãe, e como parlamentar, o meu abraço e meu carinho a todas as queridas e amadas mães do meu imenso Estado do Pará. Feliz Dia das Mães", concluiu.
Em seu 6º mandato como deputada estadual, a médica Ana Cunha (PSDB) encara o desafio de representar seus eleitores, cuidar de seus pacientes e ser uma mãe presente e dedicada às filhas.
"Ser mãe, médica e deputada é um desafio, mas também uma oportunidade única em contribuir em diferentes áreas da vida. Ser mãe envolve cuidar, amar e educar um filho, além de estar presente em sua vida de maneira significativa. Ser mãe exige tempo, energia e dedicação. Como médica, você tem a responsabilidade de cuidar da saúde e do bem-estar dos pacientes. Além disso, ser deputada implica em representar os interesses do povo em uma posição política. Equilibrar esses três papéis pode ser desafiador, pois todos eles exigem um compromisso significativo de tempo e energia", disse Ana Cunha.
