Você está em: Portal Alepa / Notícias / Dr Galileu cria a Comissão de Estudos sobre o Tratamento Oncológico no Pará
Notícia
Dr Galileu cria a Comissão de Estudos sobre o Tratamento Oncológico no Pará
Reportagem: Diego Pereira
Edição: Diego Pereira
O câncer é uma doença que exige diagnóstico precoce e rapidez no tratamento, para que as chances de cura possam ser maiores. Em um estado gigante como o Pará, é preciso criar ferramentas para que o tratamento adequado e em tempo certo seja oferecido para o paciente. Diante deste cenário, o Deputado Galileu Moraes (PSC) criou a Comissão de Estudos sobre o Tratamento Oncológico na Assembleia Legislativa.
"Nós precisamos e vamos traçar um mapa de todo o atendimento em oncologia que é oferecido no Pará. Vamos verificar quais são os problemas, encontrar soluções e elaborar políticas públicas que possam dar mais celeridade ao atendimento, garantindo mais dignidade e bem estar para esses pacientes." - explica Galileu Moraes.
A Comissão de Estudos sobre o Tratamento Oncológico no Pará vai atuar com objetivo de identificar os principais problemas que causam a demora no atendimento e de que forma podem ser solucionados.
Como surge o câncer?
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) informam que o câncer surge a partir de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades. Essas alterações podem ocorrer em genes especiais que, quando ativados, podem transformar as células normais em células cancerosas.
O processo de formação do câncer, geralmente, ocorre de forma lenta, podendo levar anos para que se manifeste. Devem ser consideradas as características individuais de cada pessoa, que podem facilitar ou dificultar a instalação do dano à célula.
O que pode causar câncer?
Não existe uma causa única e sim uma soma de causas internas e externas, que podem levar à doença. Dados do INCA mostram que até 90% dos casos de câncer são causados por questões externas como hábitos, comportamento, meio ambiente etc.
Como prevenir o câncer?
Existem hábitos simples, mas que fazem toda a diferença para manter a saúde em dia. Não fumar, ter uma alimentação saudável, manter o peso corporal adequado, praticar atividades físicas, amamentar e ter uma rotina de exames médicos, são exemplos de como prevenir a doença.
