Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Deputados aprovam concessão de título de Cidadã do Pará à ministra Damares Alves

Notícia

28/09/2021 | 18h58 - Atualizada em 28/09/2021 | 19h07

Deputados aprovam concessão de título de Cidadã do Pará à ministra Damares Alves

Reportagem: Carlos Boução

Edição: Dina Santos

Os deputados estaduais aprovaram na sessão desta terça (28), em votação secreta, a concessão do título de cidadã do Estado do Pará à ministra Damares Alves, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por 21 votos.

A proposição, uma iniciativa do deputado Raimundo Santos (Patriota), obteve quatro votos contrários e apenas uma abstenção. A ministra é nascida no Estado do Paraná e já morou na Bahia, Alagoas, e Sergipe.


Na defesa da proposição, o autor da matéria destacou o papel da ministra na criação do programa "Abrace o Marajó", uma iniciativa do governo federal em apoio a ações aos municípios do arquipélago do Marajó, após comprovar o quadro de
elevada vulnerabilidade social que contrasta com o potencial econômico da região.

O arquipélago do Marajó é integrado por 16 municípios, com uma população de cerca de 500 mil pessoas – espaço demográfico que inclui a localidade com o pior índice de Desenvolvimento Humano (IOH) do Brasil: Melgaço. A área tem outros sete municípios na lista dos 50 piores IDHs do País: Chaves, Bagre, Portel, Anajás, Afuá, Curralinho e Breves.

Deputado Chicão, presidente da Alepa

Listando ainda os recursos e ações desenvolvidas pelo Ministério (MMFDH) no Marajó, o deputado Raimundo Santos contradisse as críticas formuladas pelos opositores a sua proposta, de que a iniciativa poderia criar condições políticas para a ministra vir a concorrer ao um cargo de senadora pelo Pará, ventilada na imprensa nacional.

Deputado Raimundo Santos

"Não podemos acreditar apenas no que é dito sem comprovação, acredito que hoje ou amanhã ela irá desmentir isso, até porque existem condições eleitorais que precisam ser observadas e não é o título honorifico que a qualificará", disse.

A deputada Marinor Brito (PSOL) defendeu na tribuna o voto contra a concessão de título de cidadã paraense por considerar inclusive como um retrocesso, de ela estar investida no cargo de ministra. "Como posso votar em uma mulher que ocupa esse ministério que defende que o lugar de mulher é dentro de casa, cuidando apenas dos afazeres domésticos, dos filhos e do marido, contrariando até a sua própria trajetória pública. Ministra Damares, o lugar da mulher é onde ela quiser", discursou.

Deputada Marinor Brito

Para a parlamentar, não é justo dar um título de cidadã do Pará para uma pessoa que apenas passeia por aqui e que não mudou a vida dos marajoaras e que pouco fez para garantir a vida e os direitos das mulheres. "Os números da violência contra a mulher no Brasil e os casos de feminicídio no Brasil só tem aumentando devido à falta de políticas de combate do ministério do qual ela é responsável", disse.