Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Servidores da Alepa recebem orientações sobre Janeiro Branco

Notícia

28/01/2021 | 17h21 - Atualizada em 28/01/2021 | 17h22

Servidores da Alepa recebem orientações sobre Janeiro Branco

Reportagem: Andrea Santos

Edição: Comunicação

"Este mês é voltado para pensar em uma nova fase. Janeiro é o mês em que as pessoas , em termos simbólicos, buscam pensar em suas relações sociais e emoções. É o mês para reescreverem suas histórias", afirmou o deputado Fábio Freitas, em mensagem enviada sobre a ação que contemplou o Janeiro Branco, que ocorreu na manhã desta quinta-feira (28), na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), em parceria com o Departamento de Bem- Estar Social (DEBES).

A atividade foi solicitada pelo deputado Fábio Freitas e teve a finalidade de mostrar aos servidores do Poder Legislativo como se deve cuidar da saúde mental. A ação foi direcionada aos servidores da Casa de leis.

Janeiro Branco é a campanha voltada para a saúde mental e com ela, vários alertas e cuidados que devem existir para evitar doenças mentais. Durante a atividade, parte da equipe do Debes, formada por psicólogos, assistentes sociais, entre outros, falaram do cuidado que cada um deve ter com a mente. "O Janeiro Branco chama atenção do ser humano para olhar para si. E quando a pessoa olha para dentro dela, ela dá oportunidade de falar o que ela sente, o que dói. O ser humano vai em busca de vários profissionais de saúde, mas esquece de cuidar do seu interior. Infelizmente ainda há esse tabu, as pessoas, em sua maioria, sentem medo de relatar situações que já vivenciaram ou ainda vivem. Esse mês é justamente para mostrar às pessoas que é necessário ter saúde mental. A partir do emocional da pessoa é que o leque para outros problemas mais sérios, floresça. Cuide da sua emoção agradável e deixe de lado as que não lhe agradam", disse a psicóloga Francirene Hipólito, servidora do Poder Legislativo.

"Os profissionais do Debes, Psicólogas e Assistentes Sociais, esclareceram como devemos ter carinho com a nossa mente, essas práticas são essenciais para a valorização do íntimo da pessoa", apontou Karla Lobato, diretora do Debes.

"O que mais me chamou atenção durante a palestra, foi que ainda existe uma criança dentro de nós, e que situações não cuidadas podem ocasionar danos para o resto das nossas vidas. Essa campanha nos permite cuidar da nossa saúde. Deixamos para a última hora o cuidar de nós e muitas das vezes não se percebe o quanto é necessário o apoio profissional. A palestra só agregou e acredito que os servidores presentes se identificaram com muita coisa que a psicologia trouxe de informação. Umas das metas de qualquer pessoa deve ser o de analisar o que está sendo feito para se ter uma saúde mental equilibrada, saudável, principalmente na pandemia da Covid-19", frisou Janete Duarte, 43 anos, servidora da Alepa.

"Esta semana atendi uma pessoa em meu departamento, que quando ela começou a falar comigo senti que ela tinha a necessidade de conversar com outras pessoas. Ela apresentou ser uma pessoa solitária, pensei nela durante a palestra", finalizou.

De acordo com os Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas. Isso representa 5,8% da população, atrás apenas dos Estados Unidos, com 5,9%. A depressão é uma doença que afeta 4,4% da população mundial. O Brasil é ainda o país com maior prevalência de ansiedade no mundo (9,3%)

Janeiro Branco

A Campanha Janeiro Branco surgiu em 2013, criada por um grupo de psicólogos de Uberlândia- MG. A ação foi motivada pela Campanha Outubro Rosa. Mas o Janeiro Branco tem objetivos diferentes e sua atenção está voltada para o bem-estar emocional.

Serviço

O atendimento do Departamento de Bem-Estar Social da Alepa, no momento, atende somente os servidores da Casa e familiares. Para a comunidade, o agendamento é feito via gabinete, mas devido a pandemia do novo Coronavírus, o funcionamento se encontra suspenso para esse público.