Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa >> Notícias >> Deputados votam em segundo turno autorização para o governo realizar empréstimos

Notícia

11/09/2019 | 16h16 - Atualizada em 11/09/2019 | 16h24

Deputados votam em segundo turno autorização para o governo realizar empréstimos

Reportagem: Mara Barcellos

Edição: Syanne Neno

Os deputados presentes à Sessão Ordinária nesta quarta-feira (11.09) discutiram amplamente os projetos de empréstimos do Poder Executivo encaminhados à Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).

Os projetos de leis 234/2019, 235/2019 e 236/2019 tratam sobre autorização de contratação de operação de crédito com instituições financeiras.Juntos eles somam investimentos de mais R$ 626 milhões. Depois de vários debates, os deputados aprovaram por unanimidade, em segundo turno, o projeto de lei 234/2019, que autoriza o Governo do Estado a realizar empréstimos no valor de R$ 537.622. 633,92. O projeto retornará à pauta na próxima terça - feira (17.09), para votação em redação final.       

Pela justificativa, as operações financeiras vão garantir recursos para a execução de ações como o Programa de Investimento nas Áreas de Saúde, Desenvolvimento Urbano, Saneamento e Mobilidade, Infraestrutura e Logística e Turismo; aplicação em projetos de implantação de sistemas de drenagem e pavimentação urbana em vários municípios do Pará, além de melhorias na malha rodoviária do estado.   

Apesar de algumas posições contrárias, o projeto aprovado teve o consenso da maioria dos parlamentares que entenderam a importância dos recursos financeiros para aplicação em obras essenciais nas áreas de saúde, logística, infraestrutura de estradas e terminais hidroviários.  

Para o deputado Bordalo (PT), as operações de créditos são fundamentais para garantir a execução de obras importantes no Estado.  

 “O Pará vive uma situação delicada. Nós temos uma herança de quase 20 anos de abandono e que não pode ser desprezada em nome de alguns detalhes na tramitação de projetos. Não podemos deixar de votar a favor porque a população precisa de água, saneamento, educação, saúde, estradas, pontes e nós precisamos enfrentar esse dilema com investimentos. O governo federal está cortando recursos, então é preciso que nós estejamos preparados para dar ao governador do Pará as condições necessárias para trabalhar”, afirmou.

A deputada Paula Gomes (PSD) votou favorável ao projeto e ressaltou que os recursos financeiros vão promover obras importantes no setor turístico.

 “A bancada do PSD votou a favor desse empréstimo e está junto ao governo para que ele possa ter condições de realizar obras de infraestrutura, serviços de saneamento básico para o interior do estado. Nós tivemos 20 milhões destinados ao município de Salinas para construção da orla da praia do Atalaia. Esses recursos vão garantir melhor infraestrutura aos turistas e fomentar a economia da nossa região”, destacou.