19ª Legislatura 2019 - 2022

Notícia

Procuradoria da Mulher da Alepa reúne com Comissão da Mulher de Marabá e fortalece atuação no Estado

13/09/2020 1h32 - Atualizada em 13/09/2020 1h32
Por Helena Saria - Procuradoria Especial da Mulher

Ampliar imagem
Ampliar imagem
Ampliar imagem
Ampliar imagem
Ampliar imagem

Foram dias de muitas reuniões, visitas e bate-papos: Câmara Municipal de Marabá, DEAM Marabá, Parápaz, Vara de violência doméstica. Esses foram alguns dos locais percorridos pela Procuradoria Especial da Mulher (PROMULHER) entre os dias 7 a 9 de setembro, no município de Marabá, sudeste do estado. A viagem foi feita a convite da vereadora Priscila Veloso, Presidenta da Comissão de Direitos da Mulher de Marabá, com o objetivo de apresentar e detalhar o trabalho da Comissão, e também de outras instituições que compõem a rede municipal de enfrentamento à violência contra a mulher.

Na manhã da última terça-feira, 8, a Procuradora Especial da Mulher, deputada Nilse Pinheiro, participou de reunião da Comissão Municipal dos Direitos da Mulher, onde foi feita uma apresentação sobre o trabalho realizado no município, que vem se consolidando há alguns anos graças ao trabalho incansável dos atores locais. "Aqui somos um dos poucos municípios do estado que conta com a Patrulha Maria da Penha, uma ferramenta fundamental na proteção das mulheres tuteladas por medidas protetivas. E em Marabá temos Patrulhas mistas, compostas por Polícia Militar e Guarda Municipal, isso é uma conquista importante para nós", comentou a vereadora Priscila. A Patrulha Maria da Penha é um serviço que oferece acompanhamento preventivo periódico e garante maior proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar que possuem medidas protetivas de urgência baseadas na Lei 11.340/2006, a Lei Maria da Penha.

Na segunda parte da reunião a Deputada Nilse teve a oportunidade de apresentar a Procuradoria Especial da Mulher, explicando o trabalho feito pelo órgão da Alepa junto às instituições de rede e já alinhando a possibilidade da criação de uma Procuradoria da Mulher a nível municipal, uma das metas da PROMULHER enquanto órgão que prima pela autonomia dos entes e pelo fortalecimento do trabalho feito em rede, para alcançar uma meta comum: a proteção das mulheres em todo o território.

A Procuradora também participou de bate-papo com lideranças locais, um momento para falar de um tema muito importante, sobretudo num ano eleitoral: a representatividade feminina na política e a importância de ter mais mulheres em cargos de poder, oportunidade para entender o cenário local e debater o assunto. A Deputada Nilse também foi recebida pela coordenadora do Parápaz Marabá, a psicóloga Jamily Veloso; e pela delegada da DEAM que funciona dentro do Parápaz, Eliene Oliveira. O titular da 3ª vara criminal, Alexandre Arakaki, também recebeu a Procuradora para falar sobre os processos que recebe e despacha diariamente dentro da seara da violência doméstica e familiar.

Fechando a agenda na cidade, a Deputada foi recebida na manhã do dia 9, na sede da Associação Comercial de Marabá, onde teve a oportunidade de conhecer e ouvir um grupo de aproximadamente 20 mulheres, empresárias locais que compartilharam suas impressões e demandas sobre as questões relativas à empreendedorismo feminino e a realidade política local. "A viagem foi uma excelente oportunidade de conhecer e se aprofundar nas pautas da mulher marabaense. Vejo que a rede está muito bem articulada e funciona bem. Agora vamos levar as demandas para o Governo do Estado, para a Assembleia Legislativa. Agradeço a todo esse município que nos acolheu, com muito respeito, com muito carinho, mas sobretudo falando das suas necessidades, das necessidades do município de Marabá", conclui a Deputada Estadual.

#promulher #alepa

Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha - 66020-070
(91) 3213-4200
AID - Assessoria de Imprensa e Divulgação - Email: imprensa@alepa.pa.gov.br | Sistemas
Ouvidoria: ouvidoria.alepa.pa.gov.br

Todos os Direitos reservados | 2019