O Deputado Bordalo, Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), apresentará requerimento à Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SEGUP) para requerer celeridade quanto a investigação do assassinato de Fernando dos Santos Araújo, testemunha chave e um dos sobreviventes do massacre de Pau D'Arco, que ocorreu em 2017.
De acordo com nota da Sociedade de Defesa de Direitos Humanos do Pará (SDDH) e Comissão Pastoral da Terra (CPT), Araújo foi executado a tiros na última terça-feira, dia 26 de janeiro, no lote onde residia.
O Deputado Bordalo informa que tão logo a Assembleia Legislativa retome as atividades, irá protocolar junto à mesa diretora, requerimento ao Secretário Wallame Machado solicitando celeridade ao caso.
O massacre de Pau D'Arco, como ficou conhecido, resultou na morte de 10 trabalhadores rurais, nove homens e 1 mulher, durante ação policial na Fazenda Santa Lúcia em 24 de maio de 2017. O Ministério Público do Pará denunciou os agentes e a justiça determinou que os mesmos fossem levados a júri popular, o que não ocorreu. Sobreviventes relataram que as vítimas não tiveram chance de defesa e após exames balísticos verificou-se que os acampados foram executados.
Na época o parlamentar realizou uma diligência a Redenção, município vizinho a Pau D'Arco, ouviu sobreviventes e acompanhou o processo de apuração e investigação, que resultou no relatório, no qual concluiu desvio das regras de conduta dos policiais.
O Deputado Bordalo lamenta e se solidariza com os familiares e amigos de Araújo.
Todos os Direitos reservados | 2019