• Item
    ...

Notícia

14/06/2019 | 12h10 - Atualizada em 19/06/2019 | 17h06

Deputados recebem Presidente da República em aniversário de Igreja

Reportagem: Comunicação

Edição: Comunicação

Cerca de 13 mil pessoas compareceram à festa dos 108 da Assembleia de Deus, realizada na noite desta quinta-feira (13.06), no Centenário Centro de Convenções, em Belém. O evento teve a presença do Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, deputado Dr. Daniel Santos, e de parlamentares. A comemoração, que é um dos pontos mais altos do calendário da igreja, contou também com a participação do Presidente da República, Jair Bolsonaro, e do governador do Estado, Helder Barbalho.

"Uma igreja que cuida, que tem um trabalho não só missionário, mas o de assistência à várias comunidades, só pode realizar uma festa linda. A igreja Assembleia de Deus tem uma história de construção, do amor ao próximo, isso é mais que fundamental para que todos possam viver em harmonia e acima de tudo com respeito", pontuou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Dr. Daniel Santos.

"Uma história fantástica, assim considero esse momento de celebração desta igreja. Que aqui cada um possa renovar a fé diante desse trabalho que se transformou, há 108 anos, a partir da capital do Pará, do que é hoje a maior igreja pentecostal do mundo: a Assembleia de Deus. Em nome do pastor Samuel Câmara, agradeço a todos os fies a parceria, a amizade, as orações e os aconselhamentos que permitam o cuidado, não somente do Pará, mas de todos os cantos desse mundo. Sou grato a esta igreja, vamos todos continuar fortes por um Pará melhor", falou o governador do Estado do Pará, Helder Barbalho.

Posicionado próximo das autoridades locais e nacionais, o presidente da República, Jair Bolsonaro, parabenizou a igreja pelo seu aniversário e comentou sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira, de criminalizar a homofobia. "Numa celebração de outra igreja, disse que o Supremo Tribunal Federal necessita de um ministro evangélico. O Estado é laico, mas nós somos cristãos, respeitamos, porém o Brasil é cristão", finalizou.

"Não foi só pela presença de tanta gente, mas a presença de Deus é que faz com que cada ano essa festa seja melhor. O evangelho não é apenas para a alma, para a mudança do coração, é para a construção da cidadania", destacou o deputado Raimundo Santos, membro da Assembleia de Deus

Atuação fora dos templos - A denominação centenária tem uma forte base missionária, com presença em Moçambique, Timor Leste, Indonésia, entre outros países. Aqui em Belém, a igreja possui atuação ativa e diária nas comunidades. Como na entrega de 800 toneladas de alimentos por ano. Cerca de 40 mil famílias de belenenses necessitados recebem o alimento em suas casas.

Em parceria com o Governo Estadual, a igreja também mantém 70 postos de coleta de doação de leite materno, localizados dentro dos templos. O material doado é armazenado em freezer. O leite é recolhido pelo Corpo de Bombeiros e entregue na UTI neonatal da Santa Casa de Misericórdia do Pará. No último ano, a Missão Mais Puro Leite doou 200 litros, o que resultou em 2 mil bebês recebendo o leite.

Exército de voluntários- Desde 2017, quando a Missão de Construção de Casa foi institucionalizada, já foram construídas, reformadas ou ampliadas, 107 casas de membros e não membros da igreja em Belém. A mobilização é feita pelos próprios pastores, que arrecadam todo o material necessário por meio de doações, assim como a mão de obra é feita de forma voluntária.

A Assembleia de Deus é fruto do trabalho dos jovens missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren. A denominação, que começou em Belém, hoje é a maior igreja pentecostal do Brasil, de acordo com o Censo de 2010, do IBGE. No Pará, a igreja conta com mais de 700 mil membros, e em Belém, possui 550 templos e cerca de 150 mil membros, correspondendo a 12% da população da capital paraense.

Entrega de unidades habitacionais- Antes da cerimônia na Igreja, com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro, e o governador do Estado do Pará, o chefe do Poder Legislativo, deputado Dr. Daniel Santos, acompanhado do deputado delegado Caveira, esteve na Inauguração de empreendimento Minha Casa Minha Vida, que aconteceu na tarde desta quinta-feira (13), no distrito de Icoaraci.

O programa beneficiou mais de cinco mil pessoas da capital do Estado do Pará. São 1.296 unidades no residencial Quintas dos Paricás, localizado na estrada do Maracacuera S/N°, bairro do Outeiro, entregues pelo Governo Federal e Caixa Econômica Federal.

"Fomos contemplados com esse apartamento, eu e minha família estamos muito felizes. Morávamos num palafita, era só lama, área de risco, na comunidade do Cubatão, no bairro do Cruzeiro, em Icoaraci. Tive a casa demolida e fui amparado pelo Governo com o auxílio aluguel. É uma maravilha ter minha casa própria, agora meus filhos vão ter um local melhor, aqui eles terão onde brincar, como toda criança merece. Só tenho a agradecer a Deus, em primeiro lugar, depois aos nossos representantes. Espero que esse programa continue e que possa realmente contemplar os que precisam", disse José Olivan Almeida, 29 anos, soldador, casado e pai de duas crianças.

" É com satisfação que participo deste momento. Essa comunidade agora irá contar com um local melhor para se viver, é importante e necessário que essas pessoas vivam com respeito e dignidade", ressaltou o presidente da Alepa, deputado Dr. Daniel Santos.

"Este momento representa a realização de um sonho, é um direito destes cidadãos, que até então moravam de aluguel ou na casa de alguém". O governador, durante seu discurso, também deu destaque para a Lei Kandir. "Que nós possamos fazer com que a Lei Kandir, que é tão prejudicial ao Pará, possa ser repensada para que esse Estado tenha o seu benefício. Não é justo que um Estado como o nosso, que exporta minério, não tenha o privilégio de possuir o que de fato tem direito. Colaboramos para o crescimento e economia do Brasil e os nossos trabalhadores colaboram de forma lamentável, pagando o preço com as perdas das Lei Kandir", afirmou o governador.

Para o presidente da República, Jair Bolsonaro, todos os esforços das esferas municipais, estaduais e federais são elementares para que exista um trabalho para a população. "É bom que cada família tenha um lar. Enquanto presidente dessa nação, vou fazer de tudo para cumprir o que prometi ao Brasil", disse.