23/05/2022 | 16h54 - Atualizada em 23/05/2022 | 17h48

Alepa homenageia a Federação Paraense de Desportos pelos seus 81 anos de fundação

Reportagem: Carlos Boução

Os 81 anos da Federação Paraense de Desportos – FPD, foram comemorados nesta segunda (23) no auditório João Batista, da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, em uma Sessão Especial, coordenada pelo deputado Fábio Freitas, presidente da Comissão Permanente de Prevenção às Drogas da ALEPA. A Sessão contou com a participação de esportistas locais, técnicos, jogadores, superintendentes regionais da FPD e delegados municipais de diversos municípios.

Para o deputado Fábio Freitas, a Sessão teve por objetivo debater a situação dos desportos no Estado. "É um primeiro passo e pretendemos desenvolver e valorizar todas as modalidades esportivas", disse.

A partir dos pronunciamentos, foi extraída a necessidade de apoio aos esportes de menor capacidade de articulação oficial e financeira.

Durante a Sessão, foram entregues 39 Diplomas em homenagem a personalidades, em comemoração aos 81 anos da FPD, para  esportistas, dirigentes, parlamentares e apoiadores do desporto paraense.

A FPD é uma entidade que originou todas as demais federações, organizando o esporte no Estado, incluindo a de futebol, e que sofreu por quatro anos e meio de inatividade. De dois anos e meio pra cá, uma diretoria presidida pelo Sayuri Freitas vem reerguendo o trabalho e recebendo o apoio da ALEPA, através do autor do pedido Sessão, no sentido de reestruturar em todos o Estado do Pará a FPD.

Neste período, a diretoria que está reestruturando a FPD consegui aprovar e regularizar o novo estatuto da entidade, o que lhe garante legalidade e legitimidade para agir e estabelecer parcerias e convênios com os entes públicos e privados, bem como buscar Emendas Parlamentares nas diversas esferas.

"Nós estamos juridicamente bem estabelecidos e temos o caminho a percorrer, só nos falta a oportunidade de fazer", fundamentou o advogado Alex Costa, chefe do Departamento Jurídico da FPD.

Alex Costa

Para ele, o papel da entidade é o de oportunizar dignidade, de forma individual e coletiva. E anunciou que já existem, na entidad, dois projetos a serem desenvolvidos com organograma de acontecimentos e de custos preparados.

O Campeão dos Campeões para o MMA e o Circuito Desportivo, com o envolvimento de diversas modalidades esportivas, com duração de três dias.

O presidente da FPD, Sayuri Freitas, em seu pronunciamento destacou a relevância da parceria que está sendo efetivada com o Poder Legislativo, através do gabinete do deputado Fábio Freitas. "Pretendemos iniciar após esta Sessão um novo tempo de parceria, com o fomento desportivo, com todas as atividades, com todas as Ligas Atléticas, as Federações existentes no Estado, iniciando com o recadastramento de todos e todas, envolvendo academias, como aeróbicas, ginásticas, enfim", anunciou.

Sayuri Freitas

Para ele, os desportistas precisam ter representatividade política nos Poderes Legislativos para interferir e conseguir apoio para o desporto do Pará. "É daqui que tudo parte, como a definição do orçamento, emendas parlamentares e demais", disse.

A Federação Paraense de Desporto, hoje, além da diretoria, conta com 14 superintendentes que representam as regiões, localizadas em polos mais desenvolvidos no Estado, que são: Castanhal, Capanema, Bragança, Paragominas, Marabá, Parauapebas, Redenção, Tucuruí, Altamira, Santarém, Cametá, Breves e Monte Alegre.

Flávia Pereira

Participaram da Sessão ainda, com o uso da palavra e recebendo homenagem oficial, a ex-jogadora e treinadora de Voley, Flávia Pereira; Paulo Romano, ex-presidente da Federação Paraense de Futebol – FPF; Everaldo Santos – Superintendente da FPD; Coronel Osmar Costa, chefe da Casa Militar do Governo do Pará; Clóvison Silva, vice-prefeito de Santa Bárbara; e o jornalista, radialista, e ex-deputado estadual constituinte Edson Matoso. O deputado Fábio Freitas também recebeu a homenagem da FPD.

Cel. Osmar Costa Jr.

Edson Matoso
Em nome dos homenageados, falou o sub comandante da guarda Municipal de Marituba, Jefferson Campos Dantas, lutador de Jiu Jitsu e instrutor no Brasil e nos Estados Unidos. Ele é  Bi-Campeão mundial, campeão Panamericano, com cinco títulos de campeão brasileiro e 22 vezes campeão paraense.

"Parabenizo pela iniciativa e considero que o esporte retira muitos jovens das ruas e introduzem valores de cidadania e respeito".

Jefferson Campos Dantas

Emocionado com a homenagem, se referiu aos 17 projetos sociais espalhados no Estado com crianças e adolescentes. "Tiro crianças das ruas para praticar esportes, para lutar pela vida em um esporte que me colocou no caminho certo, competir e ser honrado", explanou.