25/08/2022 | 14h46 - Atualizada em 25/08/2022 | 14h50

TV e Rádio ALEPA vão transmitir horário político eleitoral gratuíto

Reportagem: Carlos Boução

A TV e a Rádio FM ALEPA ingressaram formalmente no pool de emissoras que retransmitirão a propaganda eleitoral gratuita para as Eleições Gerais 2022, a partir desta sexta (26). No Pará, em uma reunião no TRE no dia 17/08, foram definidas as emissoras de TV e Rádio do Estado que serão as geradoras do sinal do horário político. Na oportunidade foram definidas as titulares e as substitutas, tanto no primeiro como no segundo turno.

No primeiro turno do pleito, o horário eleitoral gratuito será exibido de 26 de agosto a 29 de setembro. Em caso de segundo turno, a transmissão ocorrerá de 7 a 28 de outubro. Integram o pool nacional este ano as emissoras Globo, SBT, Record, Band, CNT, EBC, TV Câmara, TV Senado, Rádio Câmara e Rádio Senado, de maneira a facilitar a operacionalização do horário eleitoral gratuito.

A solicitação de autorização para a retransmissão foi feita pelo coordenador da Rádio ALEPA, Aldo Cruz, durante a reunião, deferida pela juíza federal Carina Cátia Bastos de Senna, que presidiu a sessão, que sorteou as emissoras responsáveis pela geração do horário da propaganda eleitoral gratuita e obrigatória em 2022, conforme dispositivo legal.

Aldo Cruz, coordenador da Rádio Web Alepa

"Não somos obrigados a realizar a transmissão, mas estamos colocando a TV e Rádio ALEPA a disposição para veiculação das propagandas", expôs Cruz, solicitando autorização da justiça eleitoral para realizar as transmissões.

Juíza federal Carina Cátia Bastos de Senna

"Não vejo motivo para indeferir o seu pedido, considerando que a TV e Rádio ALEPA serão apenas transmissoras da propaganda eleitoral dos partidos políticos", avaliou a juíza, em despacho público na reunião transmitida ao vivo pelo YouTube, gravado no canal do TRE Pará, seguindo a disposição nas redes sociais.

Para Afonso Galindo, coordenador da TV ALEPA, o ingresso dos canais da Assembleia Legislativa do Estado do Pará tem um papel único e diferenciado. "Pois apesar de não existir obrigatoriedade, nos sentimos capazes em prestar este serviço pelo Poder Legislativo, estreitando a interação entre os poderes, ajudando na ampliação, repercussão e no alcance do Programa", avaliou.

A TV e Rádio ALEPA irão transmitir apenas os programas diários e não as inserções que entram em horários diferenciados. A Rádio WEB ALEPA encontra-se em operação desde 2013, já a TV ALEPA iniciou em 2015.