• Item
    ...

Notícia

30/01/2023 | 15h04 - Atualizada em 30/01/2023 | 16h07

Câncer de intestino pode ser evitado

Reportagem: Dina Santos

Edição: Dina Santos


O mundo perdeu Pelé, o atleta do século, para o câncer de cólon. A mesma doença também causou a morte de outro ídolo do futebol, Roberto Dinamite. Além deles, a artista Preta Gil anunciou que foi diagnosticada com Câncer de intestino (colorretal) e vai iniciar o tratamento. Médicos alertam que esse tipo de câncer, o terceiro mais comum entre homens e mulheres, pode ser prevenido.

Um exame de rotina apontou que Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, estava com câncer colorretal - terceiro tipo de câncer mais comum no Brasil e que abrange os tumores que atingem o intestino grosso, chamado cólon, e o reto (final do intestino). O tumor descoberto em Pelé estava localizado no cólon, e o diagnóstico ocorreu em setembro de 2021. Na época, ele foi submetido a uma cirurgia para retirar a lesão.

O Rei Pelé morreu no dia 29 de dezembro, aos 82 anos, por complicações do câncer, que já afetava outros órgãos como rins e pulmão.

Roberto Dinamite e Pelé

Roberto Dinamite, maior ídolo da história do Vasco da Gama, também foi diagnosticado com a doença no fim de 2021. O tumor foi descoberto durante uma cirurgia para desobstrução intestinal. Ele morreu no domingo (08/01), aos 68 anos, no Rio de Janeiro.

Agora, a artista Preta Gil anunciou pelas redes sociais que também está com câncer colorretal (de intestino). Aos 48 anos, Preta Gil revelou que foi diagnosticada com um adenocarcinoma na porção final do intestino (câncer no intestino) após passar seis dias internada para investigar um desconforto no intestino e teve a confirmação da doença.Simony e Preta Gil

Em 2022, a cantora Simony também fez tratamento contra um câncer de intestino e agora comemora os resultados positivos da quimioterapia.

Incidência - Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que este é o terceiro tipo de tumor mais frequente em mulheres e homens no Brasil. Segundo as estimativas INCA, são 45.630 mil novos casos de câncer de intestino (cólon e reto) previstos para 2023, corresponde por cerca de 10% de todos os casos da doença no país. Na região Norte do País, o Pará é o estado que apresenta maior incidência, com 640 novos casos previstos para o próximo ano. Em 2022, foram registrados 41 mil novos casos de câncer colorretal no Brasil.

Em todo o mundo, a incidência da doença vem crescendo entre os adultos jovens, mas a incidência é mais comum entre homens e mulheres com mais de 45 anos ou em pessoas que tenham casos na família. "A despeito de ser um dos tipos de câncer considerados preveníveis, 85% dos casos de câncer colorretal são diagnosticados em fase avançada, quando a chance de cura é menor", lamenta a oncologista Paula Sampaio, do Centro de Tratamento Oncológico.Oncologista Paula Sampaio

Entre os sintomas mais comuns da doença está a alteração do hábito intestinal. Por exemplo: cólica, sangramento durante a defecação, diarreia frequente ou constipação, perda de peso sem explicação e anemia. Entretanto, o paciente também pode não apresentar sintoma nenhum, por isso o check-up é essencial e as chances de cura estão intimamente ligadas ao estágio da doença. Quanto mais precoce o diagnóstico, maior será a chance de cura.

Fatores de risco - A incidência de câncer de intestino está ligada ao estilo de vida, especialmente aos hábitos alimentares. Ter mais de 50 anos, ser obeso, se alimentar mal e ser sedentário são características comuns de quem está no grupo de risco para desenvolver esse tipo de câncer. Entre os hábitos que podem influenciar no surgimento da doença estão dieta rica em carne vermelha e alimentos processados, tabagismo e consumo excessivo de álcool.

Histórico de diabetes tipo 2 e doenças inflamatórias intestinais (colite ulcerativa e doença de Crohn) são fatores que podem aumentar o risco de aparecimento do câncer de cólon e reto também.

Prevenção – Apesar da alta incidência, o câncer de intestino pode ser evitado. Isso porque a doença tem início a partir de pólipos - uma lesão pequena e não maligna nas paredes do intestino (após os 50 anos de idade, a chance de ter pólipos gira entre 18 e 36%). Pensando nisso, o Parlamento Estadual aprovou, em 2020, o Projeto de Lei nº 35/2020 que dispõe sobre a Campanha Estadual de Prevenção e Combate do Câncer Colorretal, através do exame "FIT - Teste Imuniquímico para Pesquisa de Sangue Oculto". O mês escolhido para a realização da ação foi março. A autora do projeto de lei é a deputada Diana Belo.Deputada Diana Belo

"A doença se desenvolve no intestino grosso, isto é, no cólon ou em sua porção final, o reto. O principal tipo de tumor colorretal é o adenocarcinoma. Em 90% dos casos, esse tumor se origina a partir de um pólipo adenomatoso que, ao longo dos anos, sofre alterações progressivas em suas células. Portanto, a principal forma de prevenção do câncer colorretal é o seu rastreamento por exames como colonoscopias, visando à detecção e retiradas dos pólipos antes de se degenerarem em câncer. De acordo com os dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer colorretal é o terceiro mais frequente entre os homens, logo após do câncer de próstata e de pulmão, e o segundo mais incidente nas mulheres, perdendo apenas para o câncer de mama", diz a justificativa da proposição.

Ainda, segundo o Projeto de lei, o teste de sangue oculto nas fezes é capaz de flagrar esse tumor precocemente. Para isso, basta realizar um exame de rotina, que avalia a presença de sangue oculto nas fezes. Ele é simples, barato, está indicado para todas as pessoas entre 50 e 75 anos e deve ser feito uma vez ao ano. Caso o teste seja positivo, o médico indica um segundo método diagnóstico, a colonoscopia. Por meio de uma tela, o especialista visualiza e diagnostica inflamações, verrugas (pólipos) e até a presença de massas cancerosas. O Projeto já é Lei nº 9.091 de 29 de junho de 2020, publicado no Diário Oficial do Estado no dia 01 de junho.

"Uma maneira de prevenir o aparecimento dos tumores é a detecção e a remoção dos pólipos antes de eles se tornarem malignos. Eles podem ser detectados precocemente através de exames como a pesquisa de sangue oculto nas fezes, colonoscopia e exames de imagem complementares, capazes de identificar as lesões com potencial de malignidade e removê-las, evitando um futuro câncer", explica a oncologista Paula Sampaio.

Para diminuir as chances de ter câncer de intestino é recomendado adotar uma alimentação rica em frutas e hortaliças; evitar o consumo de alimentos processados e de bebidas alcoólicas, refrigerantes e outras bebidas açucaradas.

O desenvolvimento de câncer por fatores de hereditariedade representa entre 5% e 10% dos casos.

A recomendação atual da SBCP (Sociedade Brasileira de Coloproctologia) é de que pessoas sem histórico de câncer de intestino na família procurem o coloproctologista a partir dos 50 anos. Se houver casos na família, esse acompanhamento deve ter início 10 anos antes da idade que tinha aquele familiar quando foi diagnosticado.