01/02/2023 | 14h00 - Atualizada em 14/02/2023 | 12h41

Deputados estaduais foram empossados no Palácio Cabanagem

Reportagem: Carlos Boução

Os deputados estaduais eleitos para o mandato legislativo para o quadriênio 2023-2027, da 61ª Legislatura, foram empossados nesta quarta-feira (01/02), em Sessão Solene realizada no plenário João Batista, presidida pelo deputado Chicão, por ter sido reeleito e exercido a presidência oficial do Poder Legislativo até o dia 31/01/2023, conforme dispõe o Regimento Interno (RI).

A mesa foi composta ainda pelo governador do Estado, Helder Barbalho; pela vice-governadora Hannah Ghassan; pelo vice-prefeito de Belém, Edilson Moura, representando o prefeito Edmilson Rodrigues; pelo Procurador Geral de Justiça, César Mattar Jr.; pelo Defensor Público Geral do Pará, João Paulo Ledo; pela presidente do TCE-PA, conselheira Rosa Egídia Crispino Calheiros Lopes; e pelo presidente do TCM-PA, Antônio José Guimarães.

A solenidade de posse é a primeira a ser realizada sobre a égide do Novo Regimento Interno da ALEPA, aprovado na última sessão da legislatura anterior, elaborado por uma equipe técnica da Casa Legislativa coordenada pelo deputado Raimundo Santos, eleito ano passado para um novo mandato como deputado federal na Câmara dos Deputados.

Uma das mudanças trazidas pelo novo RI foi a contagem do início das legislaturas parlamentares. Até 2022, o Regimento Interno que regulava o trabalho do Poder contabilizava as legislaturas após a 2° Guerra Mundial. Na compreensão do novo Regimento, as legislaturas passaram a ser contadas desde o Império. Pela contagem anterior, seria a 20ª Legislatura; e com a nova configuração de contagem, ingressamos na 61ª legislatura.

Após a instalação da Sessão Solene, os deputados apresentaram as respectivas documentações solicitadas pela legislação (Diploma concedido pelo TRE e declaração de bens), ouviram os termos do juramento e, um a um, foram chamados por ordem alfabética pelas respectivas bancadas partidárias, para prestarem o juramento à Constituição Federal, estadual, o RI e as demais Leis.

Em seguida, a Sessão foi suspensa para a inscrição de chapas para presidente e demais membros da Mesa Diretora, e a convocação de uma nova sessão para a votação da nova Mesa Diretora para o biênio 2023-2024.

Nesta Legislatura, teremos a presença 15 partidos constituídos. O MDB, partido do governador Helder Barbalho, elegeu 13 deputados; o PT fez quatro parlamentares cada. O PSDB, PL e o PP vão ocupar três cadeiras no legislativo. O PSD, REP, POD, PDT e PSC, duas vagas legislativas, cada; e com um parlamentar, tem o PSOL, PTB, PSB, CIDADANIA e UNIÃO. A bancada feminina reduziu de dez parlamentares, que conquistou em 2018, para sete deputadas - uma queda de 30%.

Constituição das bancadas parlamentares
A Assembleia Legislativa do Estado foi renovada com 19 novos parlamentares, uma taxa de 46,34%. Dos cinco parlamentares mais votados, três são do MDB, partido do governador Helder Barbalho. Chamonzinho foi o mais votado, com 109.287, o único que ultrapassou os 100 mil votos e vai, em 2023, assumir seu segundo mandato estadual.

Em seguida vieram Iran Lima (MDB), ex-secretário da Casa Civil do Governo do Pará, que retorna ao Poder Legislativo. Ele foi eleito deputado estadual por dois mandatos. Cilene Couto (PSDB) vai ao 4º mandato de parlamentar estadual, foi presidente do Poder e ano passado, líder do governo Helder Barbalho, e o deputado Chicão (MDB), presidente da Assembleia Legislativa do Estado, que vai ao seu quinto mandato como deputado estadual. Os três obtiveram mais de 90 mil votos cada um. O quinto parlamentar mais votado é Rogério Barra (PL), estreante no Palácio Cabanagem.

Sete dos novos ocupantes exerciam o mandato de vereadores, dois de Belém - Zeca Pirão (MDB) e Lívia Duarte (PSOL); Bob Flay (PTB), de Ananindeua; Paula Titan (MDB), de Castanhal; Renato Oliveira (PODE), de Bragança; Braz (PDT), de Parauapebas; e Wescley Tomaz (PSC), de Itaituba.

Foram eleitos, ainda, o prefeito Elias Santiago (PT), de Concórdia do Pará; do vice prefeito de Ananindeua, Erick Monteiro (PSDB); e de Carlos Vinicios (MDB), duas vezes prefeito de Tomé Açu; de Ronie Silva (MDB), ex-prefeito por duas vezes de Benevides; e da ex-deputada estadual) Maria do Carmo (PT), que já foi por duas vezes prefeita de Santarém.

Eleitos ainda pela primeira vez, a empresária Andreia Xarão (MDB); Josué Paiva, de Monte Alegre; Lu Ogawa (PROG); e Aveilton Souza (PL), advogado e natural de Marabá. Já o Coronel Neil (PL) retornou a Casa, foi deputado de 2015 a 2018.

O deputado Adriano Coelho entrou em 2020 na vaga aberta pelo deputado Dr. Daniel, eleito prefeito de Ananindeua. Gustavo Seffer (PSD), Igor Normando (PODEMOS), Fábio Freitas (REP), Ângelo Ferrari (MDB), Antônio Tonheiro (PP), Delegado Nilton Neves (PSD), Delegado Tony Cunha (PSC), Diana Belo (MDB), Fábio Filgueiras (PSB) e Victor Dias (UB) vão ao segundo mandato estadual.

Dirceu Ten Caten (PT), Eraldo Pimenta (MDB), Luth Rebelo (PP), Thiago Araújo, e Dr. Wanderlan (MDB) vão ingressar na terceira legislatura consecutiva. Para o quinto mandato, vem o deputado Carlos Bordalo (PT); Ana Cunha (PSDB) assumirá a sexta legislatura e o deputado Martinho Carmona (MDB) vai ao oitavo mandado, tendo sido presidente da ALEPA e, atualmente, é o decano do Poder Legislativo Estadual.