06/03/2023 | 12h14 - Atualizada em 14/03/2023 | 10h28

Saiba como funciona a Comissão de Viação, Transportes, Infraestrutura e Obras Públicas

Reportagem: Augusto Caio Barros

Edição: Andreza Batalha

A Comissão de Viação, Transportes, Infraestrutura e Obras Públicas é relativamente nova, apesar de sua criação ser uma demanda pré-existente, foi criada somente em 2022 com a nova edição do Regimento Interno, através da Resolução nº02/2022. E este ano, entrará em pleno exercício contando com sete titulares e sete suplentes dentro da diversidade de partidos que compõe o quadro de legisladores eleitos.

O presidente eleito para o exercício do biênio 2023-24 é o deputado estadual Renato Oliveira (PODEMOS), que cumpre seu primeiro mandato aos 38 anos de idade. Foi vereador de Bragança onde atuou como presidente da Câmara e compreende seu papel como voz da população paraense nas esferas de poder do Estado.

A Comissão se aterá a assuntos referentes ao sistema estadual de viação nos mais diversos tipos de transportes, do aéreo ao aquaviário. Cabe a ela acompanhar a ordenação e exploração dos serviços de transportes: urbano, interestadual e intermunicipal. A segurança, política, educação e legislação de trânsito e tráfego também são partes de sua pauta. Além disso, todos os assuntos de debate em torno de obras públicas serão analisados pelos deputados titulares, orientados pelo seu presidente.

O deputado Renato Oliveira está comprometido a emprestar sua determinação, dinamicidade e resolutividade à Comissão, características que fazem parte da sua marca registrada na sua experiência enquanto legislativo municipal e agora no legislativo estadual. E, reitera o compromisso de manter a Comissão de portas abertas para a sociedade paraense e suas demandas dentro do seu campo temático.