06/03/2023 | 14h16 - Atualizada em 06/03/2023 | 14h32

Qual o papel dos líderes nas Casas Legislativas? Conheça os representantes dos partidos na Alepa

Reportagem: Natália Mello

Atuar como porta-voz do grupo ou Poder que representam está entre as funções dos líderes dentro das Casas Legislativas. Mas também indicar os membros das comissões permanentes, nortear as discussões e a votação de propostas e, ainda, definir, junto com o colégio de líderes, a pauta de cada sessão são papeis desempenhados por esses representantes, fundamentais no processo de articulação política e no trabalho de unificação do discurso partidário. Na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), atualmente, há 16 lideranças à frente dos grupos partidários, considerando, ainda, governo e oposição.

Como líder do Executivo na Casa está o deputado Iran Lima, do MDB. O parlamentar pontua três substantivos que representam esse papel: responsabilidade, importância e impacto no trabalho legislativo. "Além de ser a voz que representa o cidadão paraense e levar até o governador do estado os seus anseios, o líder do governo esclarece os fatos colocados pelos deputados, principalmente os de oposição, levando a mensagem sobre o que o governo está fazendo e o que pretende fazer, sempre colocando a verdade e apresentando os projetos políticos do poder executivo para todo o Estado do Pará. Ter um líder de governo é muito importante, pois impacta na celeridade dos projetos apresentados na casa, principalmente os que são enviados para a Alepa pelo Poder Executivo", afirmou.Deputado Iran Lima

Na liderança da oposição à situação está o deputado Rogério Barra, do PL. Ele reforça que pauta o planejamento das ações do mandato em um acompanhamento mais acirrado das ações do governo e um trabalho voltado para garantir mais segurança, saúde e assistência social para a população paraense.Deputado Rogério Barra

"Estou aqui, cumprindo meu primeiro mandato nesta casa, segundo a vontade mais de 81 mil paraenses, que não estão satisfeitos com os rumos do governo e que precisam de um representante que fiscalize, cobre e se oponha de verdade às ações de Helder Barbalho no comando do Pará. Através do nosso mandato, vamos cobrar, fiscalizar, investigar e combater qualquer resquício de corrupção. Menos palmas e abraços. Mais trabalho pela defesa da nossa população", explica Rogério.

Líder da maior bancada na Alepa, o MDB, Zeca Pirão diz ser uma honra ter sido escolhido para representar o partido, especialmente por ser seu primeiro mandato como deputado estadual. Ele lembra que sua missão envolve fazer as articulações necessárias para que os deputados possam ocupar suas respectivas Comissões e representar interesses político-partidários.Deputado Zeca Pirão

"Dentro do Plenário, nós temos o papel de fazer com que os membros da bancada participem das votações e caminhem unidos em determinadas decisões consideradas importantes. Como Líder da bancada do MDB, ouvirei meus colegas Deputados Estaduais para entender o que cada um projeta. Nós entraremos em um consenso e seguiremos as diretrizes e linha do MDB, pautada sempre no respeito, na ética e no crescimento do Estado do Pará", detalhou.

O MDB conta com 13 deputados na Casa de Leis, seguido do PT, com quatro parlamentares, do PSDB, PP e PL, com três representantes. PSD, PSC, Podemos e Republicanos contam com dois deputados e há, ainda, sete partidos com apenas um representante na Alepa, entre eles, o PSOL. Sob a liderança da deputada Lívia Duarte, o partido também representa a oposição ao governo. "A responsabilidade de ser líder no PSOL na Alepa é muito grande, porque nós temos somente um mandato do partido, então é um grande guarda-chuva aos nossos mandatos do PSOL de vereadores e vereadoras em todo o estado", explica.Deputada Lívia Duarte

Lívia lembra a importância de se ter, na liderança do PSOL, uma oposição responsável, que deseje contribuir com o futuro político do estado e com a melhoria da vida da população. "Não estamos na Alepa para uma caricatura de oposição", garante Lívia Duarte. "Os impactos são os de que quando você aponta a política no sentido contra a maré do trabalho legislativo, mas social como um todo, você chega àqueles menos favorecidos e àquelas e favorecidas, mais vulneráveis. Então o nosso trabalho legislativo, nossa ação social, dentro e fora do parlamento, passa pela dificuldade de remar contra a maré, de construir uma nova cultura política em cima das pautas que jamais foram faladas em lugar algum do parlamento paraense", finaliza.

Confira os líderes dos partidos na Alepa
PSDB e Cidadania – Erick Monteiro
MDB – Zeca pirão