Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa >> Notícias >> Alepa participa de abertura dos trabalhos da Escola do Legislativo de Marabá

Notícia

17/03/2023 | 17h41 - Atualizada em 17/03/2023 | 19h25

Alepa participa de abertura dos trabalhos da Escola do Legislativo de Marabá

Reportagem: Andrea Santos

Edição: Dina Santos

Com o objetivo de aproximar o parlamento municipal do cidadão, favorecer o debate político, fortalecer o processo legislativo, além de capacitar servidores, agentes políticos e pessoas em geral para a ação democrática participativa nas decisões que afetam a vida em Marabá, a Escola do Legislativo de Marabá (Elmar) completa sete anos em junho deste ano. Suas atividades ultrapassaram as fronteiras do município e já são referência no Pará e em outros estados.

Grande parte de suas atividades é  voltada à formação dos cidadãos, incluindo estudantes desde o ensino fundamental, a exemplo do projeto Câmara Mirim, passando pelo Parlamento Jovem, cursos para servidores públicos, parlamentares e comunidade. E para celebrar as conquistas da Escola do Legislativo de Marabá, foi realizada, na manhã desta sexta-feira (17.03), a aula magna de abertura dos trabalhos legislativos da câmara municipal de Marabá, com a participação da professora Betânia Fidalgo, diretora da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). O tema ministrado por ela foi "o papel da educação no desenvolvimento da sociedade".

Para Betânia Fidalgo, a educação se reorganiza no estado do Pará. "Tenho certeza que o estado do Pará passa a ter mais organização, a partir do projeto de educação que Escola do Legislativo da Casa desenvolve. Temos em andamento a primeira turma do curso superior de Gestão Pública. Com esse projeto, muitos servidores públicos estão se qualificando, buscando se aperfeiçoar para melhor exercer sua função no seu local de trabalho. Como é bom saber que há vereadores em determinadas localidades do Pará que iriam ter pela primeira vez um diploma de nível superior", disse ela.Betânia Fidalgo

"O projeto de capacitação da Alepa leva desenvolvimento para todos da comunidade, por meio do servidor público que executa o seu trabalho seja na câmara ou em outro órgão público", relatou.

Gabriela Silva é diretora da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Marabá. Ela comenta sobre a oportunidade aos servidores públicos, por meio do Escola do Legislativo da Alepa. "Hoje tivemos uma palestra sobre uma educação que olha para o futuro, que apresenta aos que não tiveram uma oportunidade de ensino superior. Temos duas pessoas da câmara de Marabá que cursam a graduação de Gestão Pública. Pretendemos montar uma turma aqui no município. Estamos dialogando de maneira constante com a Escola do Legislativo da Alepa, para verificar a possibilidade de cursos de capacitação para nossa região", comentou ela.Gabriela Silva

Ela finalizou agradecendo a parceria entre as escola legislativas. "Estamos felizes com a realização do evento e já digo a vocês que no dia 10 de abril teremos a posse do novos vereadores mirins. Um projeto da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Marabá".

A solenidade contou com a presença do  presidente da Câmara de Marabá, vereador Alecio Stringari, de estudantes, parceiros e presidentes de outras casas legislativas e divulgou as ações da Elmar e o fomento à instalação de outras escolas na região.

Projeto Forma Alepa/Elepa Itinerante

Iniciado em agosto de 2021 na região de integração do Guajará, composta pelos municípios de Belém, Ananindeua, Benevides, Marituba e Santa Bárbara do Pará, o projeto da Assembleia Legislativa do Pará- Forma Alepa/Elepa Itinerante, oferta capacitação profissional a servidores públicos. O projeto é uma ação do Poder Legislativo Estadual que objetiva aperfeiçoar o trabalho do servidor público.

A atividade tem sido inovadora e, essencial aos que pretendem exercer um trabalho feito com maestria à população. O projeto foi criado na gestão atual e tem como coordenadora geral Betânia Fidalgo, diretora da Escola do Legislativo.

Meios de Comunicação e a Imagem do Político, Licitação e Contratos - nova Lei nº 14.133/2021 e Processos Legislativos são alguns dos assuntos ministrados pelos profissionais que atuam durante a ação do Forma Alepa.

Em abril de 2022, durante a ação Itinerante, foi assinado na Câmara Municipal de Marabá, o Termo de Cooperação Técnica entre Alepa e Câmaras Municipais da região Carajás. Com a atividade realizada pela Alepa, por meio da Escola do Legislativo, o Termo de Cooperação Técnica colabora na qualificação dos servidores públicos que integram o poder legislativo municipal.

Este ano, o projeto da Alepa ainda percorrerá algumas localidades do Pará. Sua última edição foi na região do Salgado com os seguintes municípios: Salinópolis, São João de Pirabas, Quatipuru, Santarém Novo, Augusto Corrêa, Peixe-Boi, Capanema, Bonito, Santa Luzia do Pará, Viseu e Cachoeira do Piriá.

Escola do Legislativo de Marabá-Elmar

Idealizada em novembro de 2015, a Escola do Legislativo de Marabá foi criada através da Resolução nº 492/2016. Atua como ferramenta para o fortalecimento e integração do Legislativo Municipal e a sociedade marabaense, por meio de programas, cursos, palestras, formação relacionada ao Poder Legislativo e ao município de Marabá.

A Escola contribui para a capacitação de agentes políticos, de servidores públicos e da sociedade civil sobre diversos temas de interesse político, institucional e social. Além de incentivar e divulgar as manifestações culturais e literárias do município de Marabá.