• Item
    ...

Notícia

21/03/2023 | 13h23 - Atualizada em 21/03/2023 | 13h32

Obras no auditório João Batista continuam e espaço deve ser entregue até o fim de março

Reportagem: Natália Mello

Edição: Dina Santos


O Palácio Cabanagem, casarão histórico onde funciona o Poder Legislativo Estadual, vem passando por obras estruturantes e de recuperação desde o início do primeiro mandato do deputado Chicão, em 2021. Atualmente, com diversos espaços entregues totalmente revitalizados, como as salas de reunião dos parlamentares, a fachada, o plenário Newton Miranda, a galeria popular, e outros, a próxima entrega prevista é a do auditório João Batista.

O auditório João Batista da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) é um dos mais importantes espaços a serem entregues após a reforma. O local já foi palco de grandes decisões do parlamento paraense. O auditório recebeu este nome em homenagem ao deputado estadual João Batista, assassinado por atuar em defesa da reforma agrária no estado.

João Batista foi morto por pistoleiros na frente da sua casa, em Belém, em 1988. Por sua forte atuação na luta pela reforma agrária, acabou despertando a ira de latifundiários e grandes ruralistas. Deputado João BatistaHoje o auditório que carrega o nome do parlamentar está quase pronto e, depois de passar por uma ampla reforma, uma missão assumida pelo deputado Chicão, e servirá de palco para audiências públicas e sessões especiais, e outras reuniões parlamentares.

Obras recuperadas
Também fazem parte do planejamento de resgate e valorização da história do parlamento, que marcam a gestão do deputado Chicão, a recuperação de importantes obras que pertencem à Assembleia Legislativa do Estado. A exemplo disso, há o painel "A Adesão do Pará à Independência do Brasil", pintado por Anita Panzuti e Betty Santos, em 1974. Com dez metros de largura, a obra suntuosa fica na entrada principal do palácio Cabanagem. 

Outro quadro recuperado e entregue à história paraense é o Cabanagem, painel foi feito em homenagem ao movimento cabano pelo pintor Benedito Mello, em 1974. A tela resgata momentos importantes da história de Belém, como por exemplo, o massacre do Brigue Palhaço e a Revolução Cabana.

A tela ficava originalmente no auditório João Batista, e após o restauro, foi levada para o plenário Newton Miranda.Deputado Chicão e o quadro Cabanagem restaurado

A obra passou por restauração recente a pedido do deputado Chicão e foi feita pelo próprio filho do artista Benedito, Sérgio Melo. O painel que mede 8 metros está em destaque no plenário Newton Miranda da Assembleia Legislativa do Pará.