Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa >> Notícias >> Projetos protocolados visam a garantia de transporte gratuito para pacientes com câncer e puérperas

Notícia

21/03/2023 | 15h17 - Atualizada em 22/03/2023 | 13h22

Projetos protocolados visam a garantia de transporte gratuito para pacientes com câncer e puérperas

Reportagem: Natália Mello

Edição: Dina Santos

A Divisão de Expediente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) protocolou, durante a Sessão Ordinária desta terça-feira (21), cerca de 30 proposições apresentadas pelos parlamentares da Casa de Leis. Entre as propostas estão a garantia de transporte gratuito para pacientes com câncer e para mulheres puérperas de baixa renda, de autoria do deputado Lu Ogawa e Lívia Duarte, respectivamente.

Para o deputado Lu Ogawa, a intenção é garantir passe livre no sistema de transporte coletivo interestadual de passageiros às pessoas diagnosticadas com câncer que, segundo o deputado, têm esses direitos estabelecidos no art. 4° da Lei Estadual 8.588, de 2 de janeiro de 2018 (Estatuto da Pessoa com Câncer), na Constituição Federal e nas Leis Federal 7713/1988, Lei 8213/1991 e na Portaria do Ministério da Saúde n° 349/1996.Deputado Lu Ogawa

Ele reforça que os pacientes portadores de doenças graves possuem necessidade de deslocamento para os diversos tratamentos disponíveis, como sessões de hemodiálise, quimioterapia, radioterapia e fisioterapia, exemplos de tratamentos contínuos e habituais. Ainda de acordo com o parlamentar, este serviço já está sendo utilizado em algumas cidades do Brasil e o presente Projeto de Lei busca atender uma quantidade maior de cidadãos que necessitam de transporte para a continuidade de seus tratamentos.

"Ademais, o art. 4° da Lei Estadual n° 8. 588, de 2 de janeiro de 2018 (Estatuto do Portador de Câncer), estabelece que "é dever do Estado, da sociedade, da comunidade e da família assegurar, com preferência, às pessoas portadoras de câncer, a plena efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à habitação, à previdência social, habilitação e reabilitação, à convivência familiar e comunitária, dentre outros decorrentes da Constituição Federal e das leis que propiciem seu bem-estar pessoal, social e econômico", disse Ogawa, na justificativa do projeto.

Já a deputada Lívia Duarte protocolou matéria que institui gratuidade de passagens no transporte coletivo rodoviário e aquaviário intermunicipal ou metropolitano para puérperas de baixa renda em todo o Estado. A Lei garantirá o benefício desde a data do nascimento da criança até noventa dias após o parto, com a exclusiva finalidade de assistência médica e hospitalar. A gratuidade de que trata a proposição é destinada apenas para puérperas de famílias cuja soma da renda de todos os seus integrantes seja de até dois salários mínimos.Deputada Lívia Duarte

"O presente Projeto de Lei objetiva criar condições e incentivar a inscrição e frequência nos programas de assistência pré-natal, ao parto, puerpério e neonatal, conforme as diretrizes do Sistema Único de Saúde vigentes nos Municípios e no Estado, e de acordo com a competência constitucional estadual para promoção da saúde pública", afirmou a parlamentar.

Lívia reforça na justificativa do projeto que, segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, de 1996 a 2018, foram registrados 38.919 óbitos maternos no Sistema de Informações sobre Mortalidade - SIM/DATASUS, sendo que aproximadamente 67% decorreram de causas obstétricas diretas. "Ou seja, complicações obstétricas durante gravidez, parto ou puerpério devido a intervenções desnecessárias, omissões, tratamento incorreto ou a uma cadeia de eventos resultantes de qualquer dessas causas", finaliza.

O deputado Lu Ogawa também protocolou outras duas proposições: para garantir atendimento psicossocial prioritário na rede estadual às mães que se dedicam integralmente ao cuidados de filhos com o espectro autista; e, ao acrescentar os incisos VI e VII no Artigo 299 da Constituição do Estado, garantir a inclusão expressa do empoderamento da mulher e o combate à importunação e assédio sexual.

Já o deputado Braz protocolou sete Projetos de Lei, entre eles o que propõe a inclusão do tema educação financeira como conteúdo transversal no currículo das escolas de ensino fundamental e médico público e privado no Pará; a implantação do Programa de Proteção à Policial Civil, Policial Militar e Bombeira Militar gestantes e lactantes; e a criação de auxílio proteção que garante o afastamento remunerado das servidoras públicas do estado vítimas de violência doméstica e familiar contra a mulher.

Por fim, o deputado Nilton Neves protocolou Projeto que dispõe sobre os centros de saúde estética do estado, com o objetivo de reconhecer profissões como Esteticista, Cosmetólogo e Técnico em Estética; e o deputado Rogério Barra protocolou Projeto de Resolução que dá nova redação ao parágrafo 2º do Artigo 279 da Resolução 02/2022.

Projetos de indicação protocolados
Também foram protocolados oito projetos de indicação, proposições que são encaminhadas, de acordo com o novo Regimento Interno da Casa de Leis, diretamente ao governador do estado do Pará, Helder Barbalho. Duas proposições foram apresentadas à Divisão de Expediente da Alepa pelo deputado Braz, a primeira propõe a implantação de sistemas de geração solar fotovoltaicos de energia renovável em prédios públicos; e a segunda requer ao governador, com fundamento no Artigo 195 do Regimento, que apresente Projeto de Lei dispondo sobre a criação de um programa de educação financeira e empreendedorismo nas escolas e unidades de acolhimento e ressocialização no Estado.

Já o deputado Thiago Araújo propôs a criação de um selo ambiental de meio ambiente urbano, o Pará Verde. A ideia é reconhecer 15 municípios com os melhores projetos ambientais implementados em áreas urbanas.Deputado Fábio Figueiras

O parlamentar Fábio Figueiras requereu, também nos termos do Artigo 195 do Regimento Interno da Casa, o envio de Indicação de dois Projetos de Lei para o governador do Pará, Helder Barbalho: o primeiro para a criação do cargo de tradutor/intérprete e Guia-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no âmbito da Administração Direta do Estado, e para a criação do cargo Profissional de Apoio Escolar, mediador pedagógico e cuidador.

O deputado Wescley Tomaz protocolou três indicações, todas relacionadas à estadualização de vias na região do Xingu: a Vicinal Diamantino (62 km), que integra os Municípios de Novo Progresso, Itaituba e Altamira; a Vicinal Celeste (52 km), que integra os Municípios de Novo Progresso e Altamira; e a Vicinal Sarandi (108 km), que integra os Municípios de Novo Progresso e Altamira.Deputado Wescley Tomaz

Quatro projetos de utilidade pública também foram protocolados, além de duas proposições de reconhecimento de personalidades por meio de título honorifico. Por fim, o deputado Coronel Neil protocolou Projeto de Lei para conceder incentivo fiscal a pessoas físicas e jurídicas que colaborem com a segurança pública por meio de vídeo vigilância; e o deputado Wanderlan Quaresma propôs a instituição de uma Semana de Prevenção e Conscientização da Endometriose; além de 13 requerimentos.