Você está em: Portal Alepa / Notícias / Reitor da Universidade de Luanda é recebido pelo Poder Legislativo
Notícia
Reitor da Universidade de Luanda é recebido pelo Poder Legislativo
Reportagem: Carlos Boução
Edição: Dina Santos
O deputado Carlos Bordalo recebeu no gabinete do presidente do Poder Legislativo do Pará, em nome do deputado Chicão, o reitor da Universidade de Luanda, Alfredo Buza, acompanhado da professora doutora Juliana Canga, presidente emérita e membra do Conselho Geral da UNILUANDA. Luanda é a capital de Angola, país da África. 
Em sua saudação de boas-vindas, o deputado destacou a recente viagem do presidente Lula a Angola e a recuperação do papel do Brasil, de agente de construção da paz no mundo e da luta pela unidade dos países do Sul Global, e dentro disto, a afirmação dos países de língua portuguesa.
O Sul Global refere-se a diversos países ao redor do mundo que, às vezes, são descritos como "em desenvolvimento", "menos desenvolvidos" ou "subdesenvolvidos". Muitos desses – embora não todos – estão no Hemisfério sul, principalmente África, Ásia e América Latina.
O reitor Alfredo Buza agradeceu a acolhida da Casa Legislativa e explicou que vieram ao Brasil para estabelecer relações com as universidades brasileiras e, de forma muito específica, com as universidades do Pará. E informou ainda que vieram para a inauguração da cátedra Brasil-Angola na UFPa.
Deputado Carlos Bordalo e reitor Alfredo Buza
"Para nós, a visita ao Poder Legislativo foi uma oportunidade de ser conhecidos, trocar impressões e vermos o que podemos construir juntos", disse. Uma agenda de contatos oficiais ficou de ser estabelecidos para estreitar esta relação através da Frente Parlamentar pela autodeterminação dos povos a ser instalado na ALEPA.
O reitor foi acompanhado pela professora doutora Jackeline Serra Freire, da Coordenação da Rede Internacional de Educação Popular Diálogos com África (REduPop-África) e da Rede Interdisciplinar de Pesquisa e Diálogos no Sul Global (Rede IntegraSul); pela assessora Belly Fadul e por Eduardo Miranda, assessores do gabinete do secretário Jarbas Vasconcelos, titular da Secretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos do Pará.
