Você está em: Portal Alepa / Deputados /Carlos Bordalo / Bordalo cobra saneamento básico para a Alameda Tropical no distrito de Outeiro
Notícia do deputado Carlos Bordalo
As informações contidas nesta seção são de responsabilidade da assessoria do próprio deputado.
06/05/2025 | 16h04 - Atualizada em 06/05/2025 | 16h03Bordalo cobra saneamento básico para a Alameda Tropical no distrito de Outeiro
Reportagem: Thais Peniche
Edição: Carlos Bordalo

O deputado Bordalo (PT) apresentou, na última terça-feira (29), uma moção na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA) solicitando providências imediatas da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (SEZEL) para garantir a melhoria no saneamento básico e a pavimentação asfáltica da Alameda Tropical. A proposta visa incluir a localidade no calendário de obras do município, com ações urgentes de saneamento, pavimentação e drenagem.
A iniciativa partiu após o gabinete do parlamentar receber denúncias de moradores da região. Segundo os relatos encaminhados, a Alameda Tropical se encontra em estado de abandono: ruas tomadas por lama, buracos e atoleiros durante os períodos de chuva tornam o tráfego praticamente inviável. A falta de infraestrutura básica, como pavimentação e drenagem, acarreta ainda o acúmulo de água suja em poças, aumentando o risco de doenças, especialmente entre crianças e idosos.
Leia Mais: Bordalo cobra criação de Plano Estadual de Enfrentamento à Mpox no Pará
“A população da Alameda Tropical paga seus impostos, inclusive o IPTU, mas vive em condições precárias, sem acesso aos serviços mais elementares”, afirma Bordalo. “É dever do poder público garantir a dignidade das pessoas. Por isso, pedimos à Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana que adote medidas imediatas para sanar esse descaso.”
A moção reforça que a situação ultrapassa o desconforto urbano, configurando um problema de saúde pública. Os riscos se agravam em dias chuvosos, quando a falta de drenagem transforma as vias em verdadeiros lamaçais.
Belém enfrenta desafios significativos em saneamento básico, especialmente no tratamento de esgoto. Dados do Instituto Trata Brasil indicam que apenas 2,38% da população tem acesso a esse serviço, um dos piores índices entre as capitais brasileiras . Além disso, cerca de 212 mil habitantes vivem em condições inadequadas de esgotamento sanitário, representando aproximadamente 16% da população
A Ilha de Outeiro, distrito de Belém conhecido por sua beleza natural e importância cultural, vem enfrentando um cenário preocupante de abandono em algumas de suas comunidades.
Para o parlamentar, é imprescindível que a Alameda Tropical seja contemplada nas próximas ações de urbanização da Prefeitura. “A população de Outeiro merece atenção. É urgente investir em saneamento, pavimentação e drenagem, como forma de promover justiça social e prevenir adoecimentos”, concluiu Bordalo.
O documento foi encaminhado ao conhecimento do gabinete Governador do Estado, do gabinete do Prefeito de Belém, da Câmara Municipal de Belém, Administração Regional do Outeiro, da Secretaria de Estado de Obras Públicas - SEDOP
